Semae discute inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

O Semae finalizou, nesta quarta-feira (10/4), a série de palestras voltadas aos funcionários da autarquia sobre inclusão das pessoas com deficiência (PcD), no mercado de trabalho. As atividades foram conduzidas pela psicóloga Isabela Fernandes e pela assistente social Ana Paula dos Santos, ambas representantes da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial. O objetivo foi por meio de discussões e dinâmicas conscientizar, entender e refletir a respeito dos desafios enfrentados pelas PcDs em sua rotina diária.

“A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um processo que envolve a adaptação do ambiente físico, a sensibilização e o treinamento dos colaboradores. É essencial que as empresas promovam um ambiente inclusivo, onde as barreiras arquitetônicas sejam eliminadas e os equipamentos necessários estejam disponíveis para que as PcDs possam desempenhar suas funções com eficácia”, salientou Isabela Fernandes.

O Semae está equipado com instalações adequadas para acomodar funcionários com deficiências, permitindo-lhes desempenhar suas funções de trabalho eficientemente. Além disso, a infraestrutura está preparada para receber visitantes com deficiência. As instalações incluem rampas de acesso, elevadores, banheiros exclusivos e sinalização apropriada.

No momento, a Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas passa por um retrofit. Dentre as melhorias executadas, está em construção um elevador panorâmico, ampliando a acessibilidade ao prédio histórico, inaugurado em 1955, sem alterar a arquitetura tombada, em 2004, pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico – Comdephact.

O servidor do Semae, Emerson Luis da Silva, compartilhou suas experiências como deficiente visual. “Já sofri muito preconceito e implicância. Por isso, cada degrau que subimos é bastante comemorado. Quando entrei no Semae, em 2004, não havia adaptação para trabalhar na autarquia. Felizmente o cenário mudou, uma vez que a autarquia faz palestras sobre a inclusão dos PcD e fez diversas adaptações em suas estruturas. O Semae vem se reestruturando, com o tempo, para atender às especificidades de todos”, declarou Emerson da Silva.

A chefe do setor de Benefícios do Semae, Silvana Pereira Lima, deficiente auditiva, explicou os desafios desde tomou posse no Semae. “Tive muito apoio quando entrei na autarquia, em 2009. No primeiro momento, fui direcionada para funções mais administrativas para depois avaliaram qual seria o melhor lugar para me alocar. Pensava que jamais teria uma função gratificada, mas trabalho numa área, na qual pude desenvolver minhas qualidades. Trabalhei bastante e consegui me tornar chefe de setor, vencendo as batalhas diárias que todo PcD enfrenta. Fiquei muito feliz em participar do evento.”

No decorrer das atividades, executou-se uma dinâmica que requeria que os participantes desenhassem de acordo com instruções específicas. O objetivo deste exercício prático era promover uma reflexão a respeito dos obstáculos e desafios enfrentados para compreender as solicitações propostas.

“Os desafios enfrentados pelos participantes podem ser uma experiência diária para um PcD. Uma pessoa com deficiência visual pode encontrar obstáculos ao se deparar com barreiras físicas ou arquitetônicas, da mesma forma que uma pessoa com deficiência auditiva pode lutar contra adversidades na ausência de um intérprete de Libras”, salientou a assistente social Ana Paula dos Santos.

Texto: Tarciso Amorim

Imagem: Divulgação Semae

Publicado dia: 11-04-2024

CANAIS DE RELACIONAMENTO

CALL CENTER

Seg. a Sex., das 6h à 0h e aos Sáb., Dom. e Feriados, das 7h às 19h.

0800 770 6666 ligar para o número

WHATSAPP

Seg. a Sex., das 8h à 16:30h e aos Sáb., das 8 às 13horas, exceto feriados.

17 9 9638 8593 abrir no WhatsApp

POUPATEMPO

Seg. a Sex., das 9h às 17h e aos Sáb., das 9 às 13horas.

ver no mapa

PREFEITURA REGIONAL NORTE

Seg. a Sex., das 10 às 19h e aos Sáb., das 10h às 15h, exceto feriados.

ver no mapa

SEMAE

Rua Antônio de Godoy, 2.181 Jardim Seixas CEP 15061-020 São José do Rio Preto/SP

ETE

Rodovia Délcio Custódio da Silva (quilômetro 4,5) CEP 15048-000

ETA

Rua Antônio de Godoy, 2.181 Jardim Seixas CEP 15061-020 São José do Rio Preto/SP

SEMAE/POUPATEMPO

Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro. CEP 15015-100, São José do Rio Preto/SP

PREFEITURA REGIONAL NORTE

Av. Alfredo Antônio de Oliveira, 2077 Jardim Planalto CEP 15046-355 São José do Rio Preto/SP - Shopping Cidade Norte – Praça de Alimentação