Semae capacita funcionários para combater fraudes comerciais

O Semae promoveu, sexta-feira (12/4), um treinamento, realizado no auditório da SWIFT, sobre combate a perdas comerciais de água, voltado aos funcionários que atuam no processo de fiscalização. O objetivo foi aprimorar a capacidade do apontamento de indícios de fraudes. O curso foi ministrado pelo fiscal de saneamento do Semae, Guilherme Benzoni.

A autarquia destaca-se nacionalmente por sua eficácia no combate às perdas de água. Segundo o Instituto Trata Brasil, o município de Rio Preto faz parte do grupo de cidades que demonstram padrões de excelência no controle de perdas de água. As perdas de água geradas pelo Semae são de 20,54%, das quais 9,03% são comerciais.

O fiscal Guilherme Benzoni explicou o conceito de perdas físicas e perdas comerciais ou aparentes. “As físicas retratam o volume de água não consumido, ou seja, perdido no processo de distribuição. Já as perdas comerciais expressam o volume de água consumido de modo não autorizado, caracterizado por fraude ou por submedição de hidrômetros.”

Funcionários do Semae acompanhando o curso

Para reduzir as perdas comerciais, o Semae conta com uma equipe de 16 fiscais, que realizam inspeções diárias nos imóveis a fim de identificar possíveis irregularidades. Como ação complementar, a autarquia substitui, em média, duas mil unidades de medidores por mês.

Os equipamentos são submetidos a testes rigorosos de qualidade, obtendo certificação do Inmetro e aprovação em avaliações de IDM – Índice de Desempenho Metrológico antes de serem instalados. O IDM é determinado ao comparar a aferição inicial do hidrômetro com a aferição após o período de fadiga.

Durante o treinamento, discutiu-se o tópico de como estabelecer o primeiro contato com o usuário, enfatizando a importância de ser cordial e claro nas respostas e informações fornecidas ao usuário. Além disso, foram elucidadas instruções detalhadas sobre o funcionamento dos hidrômetros, o uso de ferramentas para detectar fraudes, a leitura de hidrômetros e os procedimentos de religação.

O diretor de Relações com os Usuários, Leandro Freitas, ressaltou que o combate às perdas comerciais de água é importante para o impacto final do custo da tarifa para a população, além de conscientizar e penalizar aqueles que cometem fraudes. “Por meio de uma fiscalização eficaz, temos a capacidade de mitigar um possível consumo de água não autorizado. Já alcançamos um nível de excelência em perdas de águas. Porém, não podemos nos acomodar. Temos de refinar constantemente os processos operacionais para dar continuidade ao exitoso serviço prestado pela autarquia”, declarou.

Imagem: divulgação Semae

Publicado dia: 17-04-2024