Lealdade e Amizade recebem o Atendimento Comunitário do Semae

O Atendimento Comunitário do Semae prestará, entre os dias 22 e 26 de abril, atendimento, das 9 às 16 horas, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Lealdade e Amizade, localizado na rua Geraldo de Paiva Ferreira, n° 550, no bairro Parque Residencial da Lealdade.

A proposta é disponibilizar guias para o pagamento à vista do PPI – Programa de Pagamento Incentivado da autarquia, que prevê o desconto de até 100% de desconto de juros e multa, de contas em atraso, vencidas até o dia 31 de dezembro de 2023, ajuizadas ou não. Também será ofertado o serviço para que os usuários obtenham o benefício da tarifa social

Para ter direito a esse benefício, o usuário tem de atender aos requisitos previstos no Decreto 13265/2006, art. 147, de possuir renda individual de até meio salário mínimo – limitada a uma renda familiar de até três salários mínimos, consumir até 220 kWh/mês de energia elétrica – monofásico residencial e possuir residência unifamiliar – uma economia/domicílio. O valor pago nesta modalidade tarifária é de R$ 11,60, o que corresponde a um consumo de 10 metros cúbicos de água e esgoto. Atualmente, há 6.132 famílias cadastradas no benefício.

“A tarifa social é uma forma de inclusão que permite às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica acessarem os serviços básicos de saneamento, que são essenciais para garantia de sua dignidade humana e qualidade de vida da comunidade. O acesso aos serviços de água potável e de tratamento de esgoto é fundamental para a promoção da saúde pública, reduzindo o risco de doenças relacionadas à falta de saneamento básico”, explicou a assistente social do Semae, Anna Frias.

Em 2023, o Atendimento Comunitário realizou 21 mil visitas. O serviço é uma das frentes de atendimento do DRU – Departamento de Relações com os Usuários. O objetivo é realizar, por meio de visitas domiciliares, a inclusão de benefícios sociais, negociação e comunicação de débitos, atualizações cadastrais e esclarecimento de dúvidas pertinentes quando surgirem in loco.

O supervisor de Atendimento do Semae, Luiz Francisco, ressaltou que o Atendimento Comunitário é um serviço prestado, que tem como principal atribuição facilitar o contato com a população. “O atendimento busca estabelecer uma relação pessoal e incisiva com os usuários autarquia, oferecendo orientações e soluções. Além disso, possui caráter social, uma vez que visa proporcionar comodidade e assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que muitas vezes não têm acesso aos canais convencionais de atendimento.”

Imagem: Divulgação Semae

Publicado dia: 22-04-2024