Semae conclui etapa do desassoreamento dos lagos da Represa Municipal

O Semae concluiu, nesta sexta-feira (5/4), a etapa de desassoreamento da Represa Municipal, com o término dos trabalhos executados no Lago 1. Somados os materiais retirados dos lagos 1 e 2, foram removidas 61,7 mil toneladas de sedimentos acumulados. O investimento global é de R$ 24 milhões, de recursos próprios da autarquia.

Neste momento, está em andamento a etapa de monitoramento de fauna e flora e a realocação dos animais no entorno do Córrego dos Macacos, onde serão removidos mais 43 mil metros cúbicos de material acumulado. As obras do desassoreamento, envolvendo a represa e o córrego, seguem o cronograma estipulado em contrato, com a previsão de conclusão no final do mês julho.

Na segunda-feira (8/4), está previsto o início da revitalização da passarela da Represa Municipal, sendo colocado um novo madeiramento em toda a extensão, além de ser feita a pintura no corrimão a fim de manter as condições originais da estrutura. O novo material tem durabilidade de 30 anos.

No Lago 1, foram removidos 11.254 metros cúbicos de material de sedimentar, representando a quantidade de 17.087 toneladas. O material retirado do Lago 1 foi descartado em aterro, no município de Onda Verde, sendo necessárias 871 viagens de caminhão.

O objetivo é aumentar a quantidade de reservação de água na Represa Municipal, o que permite a diminuição da reprodução de algas, bem como melhorar a qualidade da água captada.

“Ao remover 61,7 mil toneladas de material sedimentar acumulado, o Semae mantém o comprometimento com a preservação ambiental e a sustentabilidade dos recursos hídricos. A Represa Municipal não só desempenha um papel essencial no abastecimento de água, mas também representa um ícone de beleza e lazer para os habitantes e visitantes do município, reforçando a importância da intervenção para o meio ambiente e qualidade de vida de Rio Preto”, declarou a diretora de Planejamento e Obras do Semae, Jaqueline Reis.

A autarquia realizou batimetria no lago 3 da Represa Municipal, constatando que não havia necessidade de desassorear o lago em virtude de haver pouco acúmulo de sedimentos. Levou-se, também, em consideração que peixes utilizam o local para reprodução e da construção de ninhos por espécies de animais locais.

Lago 2
No dia 24 de fevereiro, a autarquia finalizou o desassoreamento no Lago 2. No local, foram retiradas 44.717,36 toneladas de sedimentos, correspondendo a um volume de 29.961,81 metros cúbicos. As escavações subaquáticas se concentraram em quatro pontos de acúmulo de material assoreado

Córrego dos Macacos
Concluído o desassoreamento do Córrego dos Macacos, será realizado um plantio de mudas nativas para recomposição da vegetação ciliar. Serão plantadas 6.676 mudas no Córrego dos Macacos e 8.006 mudas na fazenda Iboruna, totalizando 14.682 mudas de espécies nativas. O plantio será administrado pela prefeitura de Rio Preto. Também haverá obras para adequar os dispositivos de drenagem urbana e de controle de erosão, nas margens dos córregos da Baixada e dos Macacos para o escoamento superficial.

Imagem: Divulgação Semae

Publicado dia: 08-04-2024