Semae anuncia o plantio de mais 45 mil árvores na Estação Ecológica

Na manhã deste Dia Mundial da Água (22/3), o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., assinaram, na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio Preto, a autorização para o plantio de 45 mil mudas de espécies nativas, em APP- Áreas de Preservação Permanente e entorno da Estação Ecológica do Noroeste Paulista, localizada na Bacia do Turvo/grande. O valor global é R$ 2.246.023,15, vindos do FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos. O prazo é de 36 meses.

A autorização foi feita na presença de um grupo de alunos da Associação Renascer, que participou de um plantio, na ETE, de 50 mudas de espécies nativas, em comemoração ao Dia da Água.

Por meio de licitação, será contratada empresa especializada para execução do projeto de restauração ecológica. Finalizado o plantio, a empresa vencedora será a responsável pela administração e manutenção das mudas. A solicitação da verba para viabilizar o plantio de 45 mil mudas ao FEHIDRO é indicada pelo CBH-TG – Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande. O plantio faz parte do programa Plantando Água que tem por objetivo a recuperação de nascentes e matas ciliares do município de Rio Preto.

Também foi assinada, pelo prefeito Edinho e pelo secretário interino do Meio Ambiente, Alexandre Batista do Carmo, a abertura do processo licitatório, no valor de R$ 195.858,57, proveniente do FEHIDRO, para contratação de empresa especializada para elaboração do Plano Municipal de Corredores Ecológicos em Áreas de Preservação Permanente em São José do Rio Preto.

Prefeito Edinho Araújo plantando uma muda de cedro

“O evento de hoje não é um ato isolado. O governo municipal compreende a importância da sustentabilidade, promovendo muitos plantios de espécies nativas, que contribuem significativamente para a restauração da vegetação local, o que é essencial para a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio ecológico.”

Além de o Semae alcançar a excelência no saneamento básico, a autarquia destaca-se, também, na parte ambiental, ao plantar, desde 2017, 77 mil mudas. Estão previstas ainda o plantio de mais 50 mil, totalizando 127 mil mudas.

Para o superintendente do Semae, Nicanor Batista, a iniciativa de plantar 45 mil mudas adicionais é uma demonstração do compromisso ambiental do Semae. “Este esforço não só contribui para a sustentabilidade urbana, mas também desempenha um papel vital na manutenção dos ciclos de chuva e na proteção dos recursos hídricos. A cidade de Rio Preto, com seu planejamento orientado para o futuro, reflete uma visão que integra o crescimento urbano com a preservação ambiental, garantindo um legado verde para as gerações futuras.”

O assessor de Ações Estratégicas do Semae, Luiz Guilherme Braga, salientou que a restauração ecológica é uma prática essencial para a recuperação de ecossistemas que sofreram degradação. O trabalho do Semae, sob a gestão do superintendente Nicanor Batista, destaca papel relevante de intervenções estratégicas para revitalizar áreas afetadas, ao estimar o plantio de 127 mil mudas. O processo de restauração, que pode levar de médio a longo prazo, envolve uma série de ações planejadas que visam restabelecer o equilíbrio ecológico e promover a sustentabilidade ambiental.

“Essas ações são cruciais, especialmente em um contexto de mudanças climáticas globais e impactos ambientais que impedem a recuperação natural dos ecossistemas. Por meio de práticas que a autarquia faz, é possível trabalhar em prol da recomposição da flora e da conservação da biodiversidade local, garantindo assim a saúde e o bem-estar das gerações futuras”, explicou.

Também participaram do evento secretário interino Alexandre Batista do Carmo (Meio Ambiente), o vereador Jorge Menezes, representantes da Polícia Militar Ambiental, da GCM – Guarda Civil Municipal, além de diretores e funcionários do Semae.

Alunos da Associação Renascer durante o plantio

Educação Ambiental

Para marcar a data, neste dia 22, os alunos da Associação Renascer, num total de 16, fizeram o plantio de 50 mudas nativas na ETE Rio Preto e participaram das atividades do projeto Heróis das Águas. Finalizado o plantio, os alunos passearam, de ônibus, pela ETE. Durante o percurso, foram explicadas as principais etapas do processo de tratamento feitos pela autarquia.

O professor da Associação Renascer, Rafael dos Santos, ressaltou que educação ambiental é fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis pelo meio ambiente. “Ao integrar aulas teóricas com atividades práticas, os alunos desenvolvem uma compreensão mais profunda e significativa sobre a importância da sustentabilidade e conservação. Essa abordagem híbrida de aulas teóricas e atividades práticas não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também estimula a curiosidade e a compromisso de cuidar da natureza.”

Imagens: Divulgação/Semae

Publicado dia: 25-03-2024