Inteligência emocional melhora eficácia na gestão pública

Servidores do Semae participaram da segunda etapa do curso de inteligência emocional e comunicação. O objetivo é aprimorar os conceitos de servidores que exercem funções de liderança. Nesta fase, as atividades foram direcionadas para chefes de divisão e coordenadores, sendo divididas em dois encontros, realizados na terça-feira (26) e nesta quarta-feira (27), com quatro horas de duração. O diretor da Escola de Gestão de Rio Preto – EGP, Ricardo Dutra, ministrou as atividades. No total, participaram 40 servidores.

Durante o curso, foram explorados tópicos relacionados à comunicação empática, inteligência emocional e a relevância da linguagem não verbal na comunicação. Além disso, os servidores vivenciaram situações que ocorrem em seus ambientes de trabalho, especialmente em posições de liderança, para consolidar a teoria apresentada.

Sob a orientação do palestrante Ronaldo Dutra, os funcionários puderam aplicar os conceitos aprendidos, além de fomentar um pensamento crítico por meio de dinâmicas de grupo e debates.

Flavia Barbosa, analista de Recursos Humanos do Semae, destacou que aprimorando as habilidades de inteligência emocional e comunicação, os líderes podem estabelecer um ambiente de trabalho mais engajado e compreensivo. “Neste cenário, a empatia e o entendimento mútuo servem como alicerces para o sucesso coletivo. A capacidade de gerir emoções e comunicar-se de maneira eficaz são competências que ultrapassam o contexto profissional, beneficiando também as relações pessoais e sociais. Com gestores mais cientes de suas emoções e aptos a expressar suas ideias de forma clara, a autarquia fomenta um ambiente de trabalho harmonioso e eficiente, além de promover o desenvolvimento contínuo de seus líderes.”

Imagens: Divulgação/Semae

Publicado dia: 28-03-2024