Começa o PPI do Semae com desconto de 100% em juros e multas

Começa, nesta segunda-feira, o PPI – Programa de Pagamento Incentivado do Semae para o exercício de 2024. O programa prevê o desconto de até 100% nos juros e multas, no pagamento à vista, de contas em atraso, vencidas até o dia 31 de dezembro de 2023, ajuizadas ou não. O objetivo é oferecer condições favoráveis para o usuário, que está inadimplente, colocar as suas contas em dia. As adesões ao PPI poderão ser feitas de 15 de abril até 28 de junho. O PPI poderá ser prorrogado, se necessário, por mais 30 dias.

Os débitos que não estão submetidos a parcelamentos ativos, poderão ser quitados em até cinco parcelas mensais e consecutivas com desconto de 70% nos juros e multas, com parcela mínima de R$ 100,00. Caso haja atraso no pagamento, o valor da parcela atrasada terá acréscimo de juros de 1% ao mês e multa de 2%. Os parcelamentos ativos celebrados em PPIs anteriores não poderão se valer do desconto previsto neste programa.

Neste PPI, há uma nova linha de desconto de 20% em juros e multas para débitos acima de 2.000 UFM – Unidade Fiscal do Município, com parcelamento em 120 parcelas mensais e consecutivas.

Assim como no programa anterior, os usuários têm a oportunidade de antecipar o pagamento das parcelas ativas com um desconto total de 100%. A liquidação começa pela última parcela, contanto que não envolva acordos de PPIs anteriores.

“Com a oferta de condições vantajosas, como o desconto de até 100% nos juros e multas, o PPI se apresenta como uma solução eficaz para a quitação de débitos pendentes. A estrutura do programa é projetada para ser inclusiva e flexível, permitindo aos usuários a escolha entre o pagamento à vista ou o parcelamento, adaptando-se assim às diferentes capacidades e realidades financeiras. Por meio dessa concepção, temos a projeção de arrecadar o valor de R$ 4,2 milhões”, declarou o diretor Financeiro do Semae, João Marcelino Ruiz.

A guia para o pagamento à vista pode ser obtida no site do Semae, clicando na guia “Consulta de Débitos, sendo direcionado para página do cidadão. (https://cidadao.riopreto.sp.gov.br/empro_cidadao/sjriopreto/semae/empro_ppi.php).

Neste ano, o Semae não enviará a guia para pagamento à vista aos imóveis. Em vez disso, será encaminhado aos usuários, por WhatsApp e SMS, o link (bit.ly/PPISeMAE) para acessar a guia no site da autarquia.

“O envio do link, utilizando canais de comunicação, como WhatsApp e SMS, para notificar os débitos, torna a regularização das contas mais acessível, refletindo o compromisso da autarquia em aprimorar a eficiência e aumentar a comodidade dos usuários. Além disso, a essa estratégia visa simplificar o processo de acessar a guia, bem como ampliar a divulgação e a adesão”, explicou o diretor de Relações com os Usuários do Semae, Leandro Freitas.

Para fazer o parcelamento, é preciso ir até a um dos postos de atendimento presencial da autarquia no Poupatempo ou na Prefeitura Regional Norte, instalada no Shopping Cidade Norte.

O Poupatempo atende de segunda a sexta, das 9 às 17 horas; e aos sábados, das 9 às 13 horas. Já o horário de atendimento da Prefeitura Regional é de segunda a sexta, das 10 às 19 horas; e aos sábados, das 10 às 15 horas, exceto feriados.

Texto: Tarciso Amorim.

Imagem: Divulgação Semae.