Tarifa especial do Semae dá desconto de 50% para entidades assistenciais

Servidores do Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto acabam de visitar as três unidades de atendimento da Associação Madre Teresa de Calcutá. O objetivo da visita foi enquadramento da associação na tarifa especial para entidades sociais e a racionalização do consumo de água. A tarifa especial é um benefício que reduz em até 50% o valor das faturas mensais de saneamento básico. Atualmente, são atendidas 83 entidades.

O Semae possui tarifas diferenciadas para contemplar famílias com vulnerabilidade socioeconômica – tarifa social -, além de uma modalidade voltada a entidades sociais e assistenciais, associações e organizações da sociedade civil reconhecidas como de utilidade pública no município, que é o caso da tarifa especial.

“É uma tarifa diferenciada concedida pelo Semae para entidades de utilidade pública cadastradas no CEBAS – Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social. Ela reduz em aproximadamente 50% o valor das faturas”, elucidou a assistente social do Semae, Anna Frias.

Durante a visita, os servidores acompanharam a preparação de 160 refeições para população em situação de rua. Luzia de Jesus Costa, a Tia Lú, umas das fundadoras da associação, explicou que a associação Madre Teresa de Calcutá acolhe, temporariamente, mulheres trans e cis com problemas de uso de drogas.

Cristiane Liduenha, funcionária da Madre Teresa de Calcutá, explicando o funcionamento da associação

Segundo Cristiane Liduenha, membro da Associação, a tarifa especial do Semae ajuda muito no orçamento das entidades. “Estamos sempre passando por dificuldades. Por isso, o controle nos gastos de água e os benefícios oferecidos são fundamentais para a manutenção da entidade, que desenvolve um serviço social de grande magnitude.”

Foi instalado, no local, um data logger (equipamento eletrônico registrador de dados). O coordenador de Micromedição do Semae, Milton Barbosa, explicou que o equipamento é utilizado para arquivar dados de pressão e de vazão de modo instantâneo, num intervalo de 15 em 15 minutos, quando instalado numa ligação de água.

Café da manhã sendo servido

“Por meio do data logger, nós conseguimos traçar o perfil de consumo de uma ligação e, a partir dos dados coletados, dimensionar o hidrômetro mais adequado para o local. É possível também identificar se está ocorrendo um vazamento no local como também analisar os níveis de pressão da rede, atuante junto àquela ligação e ou no entorno desta ligação”, disse.

Participaram da visita o diretor Leandro Freitas (Relações com os Usuários), o coordenador Milton Barbosa (Micromedição) e a assistente social Anna Frias.

Servidores do Semae durante visita à Associação Madre Teresa

Tarifa Especial
Para aderir à tarifa especial, é necessário que as instituições comprovem que tenham adquirido personalidade jurídica há mais de dois anos, que prestem notórios serviços à comunidade rio-pretense e que os cargos de sua diretoria não sejam remunerados. O prazo de vigência do benefício é de 12 meses, podendo ser renovado por igual período. A autarquia orienta que as entidades interessadas na adesão do benefício façam a inscrição nos postos de atendimento presenciais, Poupatempo ou Prefeitura Regional Norte.

“As entidades devem estar adimplentes com a autarquia e não atrasar os pagamentos em mais de 30 dias, comprovar a prestação de serviços à coletividade com indicação das atividades desenvolvidas. Também devem ter o cadastro classificado como apenas uma economia e não usufruir de quaisquer outras variedades de benefícios da autarquia, exceto parcelamento de dívidas anteriores”, declarou o diretor de Relações com os Usuários do Semae, Leandro Freitas.

A assistente social Anna Frias ressaltou, ainda, que essa modalidade de tarifa é importante por justamente beneficiar instituições prestadoras de serviços direcionados a uma parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade social.

“É um meio de incentivar a redução de despesas, a fim de que as finanças das entidades contempladas sejam destinadas às ações de relevância social, em parceria com os órgãos públicos municipais. Também tem a função de estimular o consumo consciente e racional de água, bem como manter a adimplência de acordo com a capacidade de pagamento dessas organizações”, concluiu.

Imagens: Divulgação Semae

Publicado dia: 22-11-2023