Servidores do Semae realizaram a segunda etapa do treinamento de inteligência emocional e comunicação, na sede da Escola de Gestão Pública – EGP. A capacitação ocorreu nos dias 27 e 29 de fevereiro. A proposta foi consolidar os conteúdos abordados por meio de dinâmicas conduzidas pelo diretor da EGP, Ronaldo Dutra. Os funcionários já haviam finalizado o curso teórico, ocorrido nos dias 19 e 22 de fevereiro. No total, participaram 40 servidores.
A analista de Recursos Humanos do Semae, Flavia Barbosa, explicou que as atividades desenvolvidas focaram no gerenciamento de emoções, em especial o medo e a insegurança. Para fortalecer as reflexões, foram realizadas três vivências. As situações envolveram o desprendimento com relação a rótulos e crenças limitantes, representação dos objetivos profissionais dos servidores e seus obstáculos e autenticidade.
“O uso de dinâmicas é essencial em treinamentos comportamentais, uma vez que favorecem a mudança de comportamento por meio da mobilização de emoções. Além disso, as situações oferecem aos participantes a oportunidade de vivenciar na prática os conceitos trabalhados anteriormente, promovendo uma reflexão direcionada, e permitindo que os participantes se coloquem em situações desafiantes e, assim, experimentem novos comportamentos”, declarou a analista Flavia Barbosa.
Está previsto, para os meses de março e de abril, um novo treinamento de temas relacionados à liderança. Desta vez, as atividades serão direcionadas aos coordenadores e aos chefes de divisão do Semae.
Texto: Tarciso Amorim/Departamento de Comunicação
Imagem: Divulgação/Semae
Publicado dia: 01-03-2024