Semae troca dois mil hidrômetros por mês

O Semae adquiriu, desde dezembro de 2022, 30.450 hidrômetros. Eles medem o volume de água consumido por cada usuário. Além disso, os hidrômetros ajudam a estimar as perdas entre a produção e a distribuição de água. Por mês, a autarquia substituí em média duas mil unidades de medidores.

Os equipamentos passam por rigorosos testes de qualidade, são certificados pelo Inmetro e tem que ser aprovados em testes de índice de desempenho metrológico para poder ser instalados. Verifica-se o IDM – Índice de Desempenho Metrológico. Tal índice é obtido por meio da comparação da aferição inicial do hidrômetro com a aferição pós fadiga.

“Na fadiga, provoca-se um desgaste acelerado por 200 horas, sendo 100 horas em vazão máxima 1.500l/hora e 100 horas em 10 vazões cíclicas conforme norma do Inmetro, simulando assim 5 anos de uso. O medidor deve apresentar IDM maior ou igual 92%, ou seja, a precisão do medidor em campo após cinco anos de uso, tem que ser de no mínimo 92%”, explicou o diretor Leandro Freitas.

Diretor Leandro Freitas em sua sala

Portaria n°155

O Inmetro emitiu, em 2022, a portaria n°155. Tal instrumento normativo dispõe sobre as alterações de hidrômetros utilizados na tarifação e na comercialização de água.

Pensando nisso, o Semae ofertou no dia 5 de setembro aos servidores, que trabalham diretamente com hidrômetros, um treinamento sobre as novidades que a portaria n°155 trouxe. A atividade foi ministrada, no auditório da autarquia, pelo gestor de saneamento do Semae, Luiz Roberto Rossi. O uso dos novos equipamentos será obrigatório a partir de 2026.

A portaria estabelece a possibilidade de uso medidores ultrassônicos, eletromagnético, além da compatibilidade com programas de telemetria em modelos com vazões superiores a 15m3/h. “Com a tecnologia empregada, pode-se acompanhar em tempo real o consumo de água e a detecção de vazamento, auxiliando nas perdas comerciais da autarquia, bem como aumentar a eficiência energética”, destacou Rossi.

Funcionários da autarquia durante o curso da portaria n°155

Para o encarregado de Posto de Atendimento do Semae, Gustavo Gallina, as alterações, contidas na resolução, também vão beneficiar os usuários. “As empresas de hidrômetros terão de projetar equipamentos mais precisos, devido às diretrizes preceituadas na legislação. Desse modo, o mercado contará com modelos de medidores, atendendo às especificidades de cada usuário”.

O diretor de Relações com os Usuários do Semae, Leandro Freitas, ressaltou que o treinamento é necessário para capacitar os funcionários para as mudanças da nomenclatura e da estrutura dos hidrômetros. “O curso garante a qualidade do corpo técnico da autarquia e dos serviços que prestamos à população de Rio Preto. Estamos sempre acompanhando as mudanças, que envolvem as etapas do saneamento, a fim de mantermos o padrão excelência do Semae”.

Dentre os hidrômetros adquiridos, foram compradas 2.000 unidades com blindagem magnética classe 3. É a primeira vez a autarquia comprar hidrômetros do tipo. O objetivo é combater fraudes comerciais, uma vez que os dispositivos são protegidos de interferência magnética externa.

Imagens: Divulgação/Semae

Publicado dia: 27-12-2023