Semae planta 41 mil árvores na Estação Ecológica do Noroeste Paulista

O prefeito Edinho Araújo e o superintendente do Semae, Nicanor Batista, assinaram, na tarde desta terça-feira (25/4), a ordem de serviço para a empresa Sartori Comércio e Paisagismo fazer o plantio e a manutenção de 41 mil mudas de espécies nativas, em APPS – Áreas de Preservação Permanente e entorno da Estação Ecológica do Noroeste Paulista, numa área de 28,78 hectares. O valor do contrato é de R$ 940 mil. O prazo para a execução do serviço é de R$ 36 meses.

O plantio faz parte da restauração da área, atingida por incêndios nos anos de 2019, 2020 e 2021. A aprovação do Semae para fazer a restauração foi indicação do CBH-TG – Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande, que desenvolve ações de identificação e priorização de área de mananciais para preservação dos recursos hídricos na região.

“A questão ambiental é um ponto importante da sustentabilidade. Temos de pensar globalmente e agir localmente, uma vez que a questão hídrica é alarmante. Não existe outra forma de pensar que não seja preservar nascentes, recuperar áreas de preservação permanentes (APPs) e plantar árvores” disse a secretaria municipal do Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado.

Ao todo, estão sendo investidos R$ R$ 1.403.595,95. Desse total, R$ 1.263.236,36 é repassado pelo FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo e R$ 140.359,59 pelo Semae. O projeto prevê diagnóstico e plano de prevenção e combate a incêndios, elaboração e implantação de projeto executivo e, finalmente, implantação e manutenção do projeto de restauração. “Plantar árvores é um ato diretamente ligado com o futuro. Por meio da governança, boas práticas e da união entre entes públicos e sociedade civil, é possível melhorar o meio ambiente para as novas gerações”, disse o prefeito Edinho Araújo.

A Estação Ecológica do Noroeste Paulista – EENP é constituída por duas glebas, sendo a primeira de 94,04 hectares e a segunda de 74,58 hectares, totalizando 168,63 hectares. Ela é formada por uma parte da Mata Atlântica e uma parte do Cerrado. São 305 espécies de árvores nativas, 110 espécies de mamíferos e 102 espécies de aves.

O plantio dessas 41 mil mudas de espécies nativas para a recuperação da Floresta, cumpre vários passivos ambientais do Semae. São os chamados TCRAs – Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental, firmados com a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. O plantio fará com que a autarquia fique com ativos ambientais, que serão capitalizados e amortizados nos períodos presente e futuro.

A Estação Ecológica tangencia o córrego Piedade, que pertence a microbacia do rio Preto. “O plantio de 41 mil mudas na floresta irá contribuir para aumentar a vazão do rio Preto, que recebe a água tratada da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, com 95% de pureza. Essa vazão ajudará a depurar o esgoto residual que é lançado pela estação no rio Preto, garantido a manutenção da vida naquele curso de água”, declarou o superintendente do Semae, Nicanor Batista.

Publicado dia: 26-04-2023