Semae perfura seis novos poços no aquífero Bauru

O prefeito de Rio Preto em exercício, Paulo Pauléra, e superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., assinaram, na manhã desta sexta-feira (10/11), a ordem de serviço, autorizando a empresa Uniper Hidrogeologia e Perfurações LTDA a iniciar a perfuração de seis poços Bauru nos bairros Jardim Felicidade, Gaivotas I, Gaivotas II, Figueira I e Solo Sagrado I. Este último com dois poços.

O intuito das obras é reforçar os subsistemas de abastecimento de água da autarquia existentes e operantes. O investimento é de R$ 3.597.689,19 e prazo do contrato de 270 dias, a partir de 1º de dezembro.

“Temos, em Rio Preto, uma autarquia reconhecida nacionalmente. Presta serviços de excelência, além de um planejamento bem executado, sempre antevendo as necessidades da população. O superintendente Nicanor Batista, os diretores e os servidores têm feito um eficiente trabalho. Não é à toa que Rio Preto é o melhor serviço de saneamento do Brasil”, declarou o prefeito em exercício, Paulo Pauléra.

Prefeito em exercício Paulo Pauléra durante o evento

Cada poço terá uma produção média de água de 25m3/h, trabalhando num regime de 20 horas, e uma profundidade que varia entre 122 e 180 metros, localizados na porção sedimentar do aquífero Bauru.

O coordenador de Captação e Tratamento de água do Semae, Paulo de Tarso Perosa, ressaltou que os novos poços Bauru vão atender 15 mil pessoas. “No momento, a autarquia capta dos aquíferos Bauru e Guarani cerca de 2,81 m3/s de água, devolvendo à Bacia Turvo-Grande, na forma de efluente tratado, 2,25 m³/s. Em Rio Preto, o aquífero Bauru, diferentemente do aquífero Guarani, possui recarga por ainda haver espaços permeáveis. Por isso, é fundamental que haja um constante planejamento da gestão de mananciais antes de iniciar a construção de novas captações, buscando, sempre que possível, uma gestão sustentável e racional dos mananciais”, explicou.

Superintendente Nicanor Batista Jr. explicando a importância da perfuração dos seis poços Bauru

Além das águas provenientes dos mananciais subterrâneos, o município executa a captação no rio Preto, sendo produzidos, por mês, 5 milhões m3 de água. Os 370 poços no aquífero Bauru são responsáveis por 51,88% da produção de água no município. No aquífero Guarani, os nove poços em atividade representam 27,51% e a captação vinda do rio Preto; 20,61%.

O superintendente Nicanor Batista salientou que as novas perfurações de poços visam acompanhar o crescimento populacional do município. “Segundo dados no censo realizado em 2022, o número de habitantes de Rio Preto chegou a 480 mil. Precisamos estudar o aumento demográfico e nos antecipar para garantir o abastecimento regular de água potável à população. Após analises, vamos perfurar pontos estratégicos da cidade, nas regiões norte e leste, que estão em franco desenvolvimento”, concluiu.

Publicado dia: 13-11-2023