Semae passa a produzir energia fotovoltaica para atender almoxarifado

O prefeito Edinho Araújo e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., entregaram, na manhã desta quarta-feira (13/3), o sistema de painel solar de 180 placas fotovoltaicas no telhado do almoxarifado da autarquia, localizado ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio Preto. A proposta é gerar com o sistema aproximadamente 10.800 kWh por mês e 129.600 kWh/ano, sendo suficiente para suprir a demanda energética do almoxarifado. O investimento é de R$ 423.317,04. A expectativa é que em seis anos o custo da instalação do sistema seja amortizado.

“O Brasil, reconhecido por seu vasto potencial solar, possui a oportunidade de transformar sua matriz energética. Nós, os gestores públicos, temos de estar atentos a fim de aproveitar essa fonte natural. O evento de hoje reflete esse compromisso com a inovação e a necessidade de evolução constante. A transição para uma matriz energética mais sustentável é um processo gradual, mas já está em curso, representando 16% da energia produzida no país”, declarou o prefeito Edinho Araújo.

Prefeito Edinho Araújo durante a entrega do sistema fotovoltaico

Já foram realizados testes práticos do sistema fotovoltaico. O objetivo é testar a qualidade dos equipamentos no momento da geração de energia. A energia sobressalente do sistema será utilizada em outras unidades da autarquia. O sistema entrará em operação, assim que a CERRP – Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto aprovar o relatório fotográfico emitido pelo Semae. A previsão é de o sistema estar em funcionamento em uma semana.

Atualmente, a autarquia utiliza 55.558.445,52 KWh/ano, num custo de R$ 42 milhões. O superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., explicou que a instalação do módulo de placas é um projeto piloto que poderá ser ampliado. “Energia elétrica é o maior insumo nas despesas da autarquia. Fizemos um planejamento técnico para viabilizar a instalação das placas. O projeto vai ao encontro do dever de o setor público usar de modo racional seus recursos financeiros. A economia gerada vai refletir na tarifa paga pelo usuário, já que energia elétrica corresponde a 15% das despesas do Semae.”

Para manter a estrutura e sistemas do Semae funcional e operante, há a necessidade de amplo uso de eletricidade. Atualmente, são administrados pelo Semae 380 poços Bauru, nove poços Guarani, 166 sistemas de abastecimento, além das Estações de tratamento de Água e de Esgoto e prédios administrativos, como as sedes Administrativa, Jurídica e setor de Arquivo.

A diretora de Planejamento e Obras do Semae, Jaqueline Reis ressaltou a importância da inovação energética. “O Semae atingiu o topo do saneamento, com o primeiro lugar. Para a autarquia postular as primeiras posições, temos de virar a chave e encontrar oportunidade de refinar as ações do Semae. Ao implantar um sistema fotovoltaico, a autarquia dá início para modernizar a questão energética, diminuindo as despesas de modo responsável e sustentável.”

Os técnicos do Semae vão acompanhar a relação de consumo elétrico e energia solar gerada pelas placas fotovoltaicas. Com base nos resultados, será produzido um estudo de viabilidade de técnica para expandir o sistema fotovoltaicos às unidades da autarquia.

Participaram do evento o prefeito Edinho Araújo, o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., o secretário Luiz Henrique Santos (Segurança Pública), representantes da CERRP, da empresa Meiado Engenharia, da Steng Engenharia e funcionários da autarquia.

Estrutura

A estrutura, na qual as placas serão postas, foi projetada e dimensionada para suportar o peso de 5,7 toneladas do sistema, ocupando uma área de 510 m2. Para a proteção do sistema fotovoltaico, será feito um sistema de SPDA – Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas projetado exclusivamente para proteção das placas.

Sistema fotovoltaico composto de 180 placas

Imagens: Divulgação Semae