Semae participa do lançamento da 2ª etapa do Plantando Água

A segunda etapa do Programa Plantando Água, que compreende a recuperação de nascentes e matas ciliares da Bacia do Macaco teve início imediato após a assinatura do plano de trabalho, realizada na tarde de quarta-feira, 22/03, no gabinete do prefeito Edinho Araújo.

O programa reúne a Prefeitura, por meio do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto); da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo e Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio da Polícia Militar Ambiental; Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB).

Além do prefeito, assinaram o termo Nicanor Batista Junior, superintendente do Semae; Alessandro Daleck Moreira, Major, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Ambiental de São José do Rio Preto; Kátia Penteado Casemiro, Secretária Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo; Antonio Pedro Pezzuto Júnior, Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento; Jordão Domingues Maciel Massei Pagani, gerente regional da Cetesb – agência Ambiental de Rio Preto Ana Eliza Baccarin Leonardo, Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.

Plantando Água
O Programa Plantando Água visa salvaguardar e proteger os recursos naturais de interesse local, seguindo a missão legal e a expertise alcançada ao longo de décadas por cada órgão envolvido, objetivando à priorização na recuperação da Áreas de Preservação Permanente (APPs) ao longo dos principais mananciais afluentes do rio Preto, que servem para abastecimento público, à montante da Represa de captação d’água até suas nascentes.

As etapas incluem o levantamento das APPs e das Nascentes que precisam de recuperação. Depois inicia-se o processo de recuperação e plantios de mudas cumprindo os Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRAS).

“É preciso conscientizar a população em relação ao plantio e preservação das nossas nascentes. Hoje temos um cenário favorável, mas não podemos deixar de pensar no futuro e no crescimento da cidade”, destacou o prefeito Edinho Araújo.

O superintendente do Semae, Nicanor Batista Junior, anunciou durante a assinatura do termo, a restauração ecológica com implantação e manutenção de 41 mil mudas de espécies nativas em áreas de preservação permanente (APP) e entorno da Estação Ecológica do Noroeste Paulista (EENP), localizada na bacia do Turvo/Grande. “Hoje o prefeito Edinho Araújo autorizou a abertura de um processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, para o plantio das 41 mil mudas, um investimento de R$ 1,228.584,53. Todas essas ações ajudam manter os nossos poços ativos. Preservar o meio ambiente é garantir uma vida saudável para as futuras gerações”, destacou Nicanor.

Lançamento da 2ª etapa do Projeto Plantando Água – Dia Mundial da Água_22-03-2023_foto Fabricio Spatti (1)

“Plantar árvores e recuperar nascentes estão entre as principais medidas para se construir um futuro mais sustentável. Ao se recuperar matas ciliares e os locais onde brota a água, recuperamos os mananciais, valorizamos e melhoramos a terra agricultável no entorno, além de contribuir com a recuperação da flora e da fauna silvestre entre outros ganhos para o meio ambiente”, pontua a Secretária do Meio Ambiente, Kátia.

O major da Polícia Ambiental, Alessandro Daleck, relembrou o trabalho iniciado no final de 2016 e que hoje já dá frutos. “Realizamos um diagnóstico das propriedades que possuem nascentes e oferecemos o projeto de reflorestamento. Um trabalho de convencimento junto aos proprietários, promovendo a restauração ecológica rápida e que já muda o nosso cenário, que hoje é em torno de 8% de cobertura vegetal, mas principalmente, com o objetivo de melhorar a qualidade e aumentar a qualidade da água”.

Encerrando os discursos, Ana Eliza Baccarin Leonardo, Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, falou sobre os dados de cobertura vegetal da cidade e destacou que “o trabalho está sendo traçado para aumentar essa porcentagem para 20%-30%”.

Bacia do Macaco

A Bacia dos Macacos possui uma extensão de 131,12 quilômetros, com 69 nascentes identificadas, sendo a Bacia do Boa Esperança a prioritária, com 6,63km e 16 nascentes.

Esta segunda etapa do Programa Plantando Água vai beneficiar a Bacia do Macaco, localizada na Região HB, que inclui os Córregos: Thiago, Macaco, Estância, Figueira, Capim Grande, Baixada Seca, Boa Esperança e Santa Therezinha. Serão recuperadas mais de 60 nascentes. O início do projeto é imediato e se iniciará com o mapeamento das propriedades e um diagnóstico da situação do manancial e, em especial das nascentes.

Balanço Etapa 1

O Programa Plantando Água em Rio Preto começou em 2016 com a primeira etapa que se estendeu até 2022. A ação foi desenvolvida no córrego da Lagoa, numa extensão de 9,25 quilômetros à montante da represa municipal que é responsável por cerca de 30% da água fornecida aos rio-pretenses.

Após o diagnóstico ambiental foram elencadas 47 propriedades ao longo do córrego, com vegetação ciliar predominantemente em estágio pioneiro/inicial de regeneração natural, tanto em APP como além de seus limites, totalizaram 126 hectares. Destes, 34 proprietários autorizaram expressamente* (Carta de Anuência), o reflorestamento das áreas – equivalente a 32 hectares. Foram plantadas aproximadamente 53.344 mudas de árvores.

Publicado dia: 23-03-2023