Semae participa da Caravana de 20 anos da TV TEM

O Semae participou da Caravana da TV TEM, evento que ocorreu no sábado (6/5), na praça Dom José Marcondes, região central. A ação faz parte do projeto iniciado em janeiro deste ano, em comemoração aos 20 anos da emissora, passando por cidades do interior paulista. Rio Preto foi escolhido para ser o último município nesta primeira fase da caravana, no dia do aniversário da emissora, 6 de maio.

Numa tenda instalada no local, a autarquia disponibilizou à população diversos serviços, como consulta de débitos e informações sobre fatura digital, benefício da tarifa social, parcelamento de contas, dentre outros. “É de muita importância participarmos de eventos como esse. Ajudamos, direcionamos e tiramos as dúvidas dos usuários sobre os serviços prestados pelo Semae. Certamente, as pessoas que foram orientadas pelo atendimento comunitário, nessa oportunidade, voltaram satisfeitas para casa”, disse o diretor de Relações com os Usuários do Semae, Leandro Freitas.

Tirando dúvidas dos usuários.

Também houve distribuição de adesivos e de uma cartilha de ações sustentáveis do programa pedagógico permanente de educação ambiental do Semae, Heróis das Águas. Neste ano, o programa já certificou 350 novos heróis. “Pudemos divulgar para as crianças esse projeto que as orienta, de maneira lúdica, as boas práticas ambientais. Quando as crianças são ensinadas sobre a importância de preservar o meio ambiente, elas tendem a se tornar adultos mais conscientes e responsáveis do ponto de vista ambiental”, declarou o assessor de Ações Estratégicas do Semae, Luiz Guilherme Braga.

Mais uma família contemplada pelo benefício da tarifa social.

Durante os atendimentos, houve a adesão de mais uma família à tarifa social. Esse é um programa, desenvolvido pela autarquia, de tarifa com um preço mais módico, destinado às famílias de baixa renda e vulneráveis. O valor mínimo da conta caso seja beneficiado pela tarifa passa de R$ 41,20 (residencial padrão) para R$ 11,60 (tarifa social). “O atendimento foi muito bom, tirou dúvidas a respeito da regularização da minha conta. Graças a isso, tive conhecimento da tarifa social e de que tenho direito a ela. Já realizei o meu cadastro e agora economizarei bastante”, disse a dona de casa Milene Guimarães.

Segundo a assistente social do Semae, Anna Frias, para ter direito a esse benefício, o usuário tem de atender aos requisitos previstos no Decreto 13265/2006, art. 147, de possuir renda individual de até meio salário mínimo – limitada a uma renda familiar de até três salários mínimos, consumir até 220 kWh/mês de energia elétrica – monofásico residencial e possuir residência unifamiliar – uma economia/domicílio.

“A tarifa social é uma forma de inclusão que permite às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica acessarem os serviços básicos de saneamento, que são essenciais para garantia de sua dignidade humana e qualidade de vida da comunidade. O acesso aos serviços de água potável e de tratamento de esgoto é fundamental para a promoção da saúde pública, reduzindo o risco de doenças relacionadas à falta de saneamento básico, como hepatite A, leptospirose, esquistossomose, além de problemas ambientais e de proliferação de vetores”, concluiu Anna Frias.

Para mais informações sobre a tarifa social, os interessados podem acessar esse link. https://semae.riopreto.sp.gov.br/tarifas-diferenciadas/

Estiveram, no evento, o diretor Leandro Freitas (Relações com os Usuários), o assessor Luiz Guilherme Braga (Ações Estratégicas), o supervisor Luiz Francisco Pereira (Atendimento) e os atendentes da SCS – Sociedade Civil de Saneamento, Jonatan Silva e Vinícius de Melo.

Publicado dia: 08-05-2023