Semae instala três mil metros de redes de água e esgoto na Favela Marte

O prefeito Edinho Araújo, acompanhado do prefeito em exercício Paulo Pauléra e do superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., visitou na tarde desta quarta-feira (8/11) as obras de reurbanização da Favela Marte. O objetivo foi vistoriar o desenvolvimento das ações executadas no local. O projeto de reurbanização da Favela Marte é uma parceria do Poder Público Municipal, do Governo do Estado de São Paulo e da iniciativa privada. O projeto possui investimentos na ordem de R$ 28 milhões por parte do Estado e de R$ 15 milhões do município.

O prefeito Edinho salientou que o prazo de conclusão das obras é para o primeiro semestre de 2024. “É uma intervenção complexa, uma vez que envolve muitos atores. Aqui, há serviços de saneamento básico, pavimentação, iluminação pública e edificações. Com a união entre poder público e a participação social do Gerando Falcões e das Valquírias World, vamos entregar toda a estrutura dentro do cronograma.”

Atualmente, já foram erguidas 211 das 239 casas. As matrículas das residências estão regularizadas, em cartório, com as escrituras individualizadas. A pavimentação já foi iniciada. Já a parte elétrica e iluminação pública está com o planejamento concluído.

Nicanor Batista Jr. numa das moradias da Favela Marte

Nicanor Batista ressaltou que toda a parte de redes internas de água e de esgoto está finalizada. “A autarquia é responsável pela infraestrutura de saneamento básico, envolvendo o abastecimento de água potável e coleta e afastamento de esgoto. No momento, faltam instalar algumas caixas de inspeção. A subadutora que abastecerá a população da Favela Marte está fase final.”

Serão instalados 3.100 metros de redes de água, 3.060 metros de redes de esgoto, ramais e caixas-padrão. São 239 lotes residências e nove lotes comerciais atendidos. A infraestrutura está dimensionada para atender uma população de até 1.380 habitantes. O Semae instalou ainda, em julho deste ano, um interceptor de 243 metros de extensão com 400 milímetros de diâmetro, no valor de R$ 258.897,64. O investimento total da autarquia será na ordem de R$ 3 milhões.

O prefeito em exercício Paulo Pauléra destacou a mobilização do poder público para a realização da reurbanização da Favela Marte. “Nós que fazemos políticas públicas estamos cumprindo com nossa obrigação. Infelizmente, as pessoas estavam vivendo em situação degradante, mas a sinergia, demonstrada pelos Poderes Municipais, trará aos futuros moradores moradias dignas.”

Edu Lyra, fundador e CEO do Instituto Gerando Falcões, relatou que aprendeu a valorizar os entes que compõe as obras. “Reconheço que não imaginava a importância de técnicos e demais participantes para garantir o sucesso de obra. Descobri que precisava ser mais humilde. Também descobri a importância de políticos sérios e comprometidos para dar apoio e agilidade burocrática necessários. Em Rio Preto, pude ter essa experiência ao trabalhar, em conjunto, com o prefeito Edinho Araújo.”

Também participaram da visita os secretários municipais Dani Mateus (Habitação – interino) e Fabiana Zanquetta (Educação), a diretora do Semae Jaqueline Reis (Planejamento e Obras), Amanda Oliveira (CEO do Instituto Valquírias World) e representantes da secretaria de Obras, Constroeste e CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado.

Publicado dia: 09-11-2023