Semae inicia temporada de 2024 do Projeto Heróis das Águas

O Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto realizou, no último dia 2, a primeira apresentação do projeto sobre educação ambiental, denominado Heróis das Águas, de 2024. No auditório da Estação de Tratamento de esgoto – ETE Rio Preto, alunos de 6 a 9 anos da escola Travessia, num total de 45, assistiram à apresentação de temas envolvendo água e esgoto e sua importância para o meio ambiente.

As apresentações foram ministradas pelo assessor de Ações Estratégicas do Semae, Luiz Guilherme Braga e a agente Administrativa do Semae, Eduarda Contatore. A autarquia também possui palestras mais aprofundadas para estudantes universitários, denominado CEA – Centro de Educação Ambiental.

Alunos da escola Travessia assistindo à apresentação

O projeto Heróis das Águas foi retomado em 2023 depois de ser paralisado por motivos sanitários, motivados pela pandemia da Covid-19. No total, participaram 27 instituições, formadas por escolas públicas, particulares e entidades assistenciais, correspondendo a 702 novos heróis.

“Temos o objetivo de divulgar, de forma didática e lúdica, temas relacionados à conscientização ambiental e o papel da autarquia no tratamento da água e esgoto do município. O Semae, como um ente público na área de saneamento, tem uma função importante nas temáticas ambientais, seja promovendo ações de plantios de mudas de espécies nativas, seja por meio da educação ambiental”, declarou o assessor Luiz Guilherme.

Alunos durante a trilha na área de reflorestamento na ETE Rio Preto

Finalizada a apresentação, os alunos fizeram a tradicional trilha numa das áreas de reflorestamento da ETE Rio Preto, na qual já foram plantadas 40 mil mudas. Após a trilha, os alunos puderam observar as obras do desassoreamento, realizadas no Lago 2 da Represa Municipal. Na oportunidade, foi explicado aos alunos a questão ambiental do desassoreamento, sendo abordadas questões desde o aumento da reservação de água na Represa Municipal à melhoria na qualidade da água captada.

O assessor Luiz Guilherme explicando os benefícios ambientais do desassoreamento

“Após uma breve pausa, devido às férias escolares e feriados de fim de ano, retomamos o projeto Heróis das Águas. A participação dos alunos proporciona não só a sensibilização em relação às questões socioambientais, como também gera a conscientização da comunidade sobre temas relativos ao saneamento e seus impactos para o futuro, como descarte correto de resíduos sólidos e o uso racional da água, uma vez que ensinamos as ciências e tecnologias usadas para alcançar essa finalidade”, declarou Eduarda Contatore.

Agendamento
Para agendar uma apresentação dos Heróis das Águas, é preciso entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, caso a escola seja da rede municipal de ensino. Escolas estaduais ou particulares e demais instituições devem entrar em contato com o Semae, por meio de um ofício, no e-mail superintendencia@semae.riopreto.sp.gov.br.

Imagens: divulgação/Semae

Publicado dia: 05-02-2024