Semae fará estudos para assumir a coleta e tratamento de esgoto do Clube Monte Líbano

O Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto vai realizar estudos para assumir o serviço de coleta, afastamento e tratamento de esgoto do Clube Monte Líbano. O superintendente Nicanor Batista Jr. informa que o estudo irá avaliar a viabilidade da ligação da rede de esgoto, prevista para ser construída pelo clube, no sistema de coleta de esgotamento sanitário de Rio Preto. Atualmente, o esgoto do clube é recolhido em diversas fossas sépticas.

Nas tratativas iniciais entre o clube e o Semae, a agremiação ficou de fazer a infraestrutura de redes de esgoto interna, enquanto a autarquia será responsável pela instalação da infraestrutura externa. Para o presidente do Monte Líbano, Hugues Rezende, a ligação da rede de esgotos sanitários do Clube de Campo na rede de esgoto do Semae representa um avanço extraordinário na área do saneamento ambiental.

“Mais de 15 mil pessoas, em média semanal, frequentam o clube. Há sempre um consumo de água per capita bem maior do que o consumo per capita residencial, produzindo, desta forma, um volume enorme de esgoto sanitário, hoje recolhido em diversas fossas sépticas dentro do clube. Com isso, há necessidade de retirada do material sólido decantado nessas fossas feita por meio de caminhões especiais, diária e semanalmente”, informa Rezende.

“Inserir esse importante e tradicional clube de Rio Preto, que tem cerca de 15 mil sócios e área de 17 hectares, no sistema de coleta de esgoto do Semae é ambientalmente muito importante. Os técnicos do Semae vão elaborar um estudo para viabilizar esses procedimentos que envolvem o tratamento de esgoto do Clube Monte Líbano”, declarou o superintendente Nicanor Batista Jr. .

Samir Felício Barcha, presidente do conselho deliberativo do Monte Líbano, ressaltou que a permanência dos efluentes nestas fossas, ainda que por alguns dias, sempre oferece risco ambiental aos recursos hídricos superficiais abundantes naquela área. “A ligação das redes coletora e de afastamento representa um salto enorme de qualidade, um avanço na proteção ambiental e, sobretudo, total proteção à saúde do associado. Eliminar fossas sépticas é atitude corajosa e respeitosa com o meio ambiente e, sobretudo para com as pessoas.”

A reunião entre a diretoria do Monte Líbano e o Semae aconteceu na manhã desta quinta-feira (27/7), na superintendência da autarquia. Nicanor Batista, acompanhando da assessora Chefe de Gabinete, Aline Martinho, recebeu o presidente do Monte Líbano, Hugues Rezende, Samir Felício Barcha (presidente do Conselho), Dani Ricardo Batista Mateus (diretor de Assuntos Jurídico) e o engenheiro Fernando Sangalet.

Texto: Ruy Sampaio/Departamento de Comunicação.

Publicado dia: 28-07-2023