Semae desenvolve liderança em servidores

O Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto promoveu aos servidores um curso sobre inteligência emocional e comunicação eficaz. O objetivo é dar continuidade à capacitação em liderança em temáticas relacionadas à gestão de pessoas. As atividades foram divididas em dois encontros realizados na terça-feira (19/2) e nesta quinta (22/2), com carga horária de três horas e meia por encontro. Os eventos ocorreram no auditório da autarquia, sendo ministrados pelo diretor da EGP – Escola de Gestão Pública, Ronaldo Dutra. No total, participaram 40 servidores.

Servidores do Semae durante o curso

A analista de Recursos Humanos do Semae, Flavia Barbosa, conceituou que a inteligência emocional é a habilidade de entender e lidar com as emoções próprias e alheias, usando-as para melhorar a vida pessoal e profissional. Já a comunicação eficaz é a capacidade de enviar uma mensagem que seja entendida pelo receptor da mesma forma que o emissor quis dizer. Para isso, é preciso usar bem as palavras e os gestos, ouvir com atenção e se colocar no lugar do outro, criando um diálogo rico e verdadeiro.

“Inteligência emocional e comunicação são os dois campos em que o desenvolvimento de habilidades mais impacta o trabalho desenvolvido pelos líderes, além de seus resultados. Muito além de conhecimento e habilidades técnicas, são essas qualidades comportamentais que facilitam a coesão e alinhamento do grupo, engajando os servidores e os comprometendo com os resultados”, declarou.

Em 2022, a autarquia disponibilizou diversos cursos com ênfase em inteligência emocional. Na ocasião, 80 servidores receberam capacitação em liderança pela EGP. Neste ano, eles tiveram a oportunidade de participar de um aprofundamento.

O diretor da Ronaldo Dutra orientando os funcionário da autarquia

Nas atividades, foram abordados os temas de comunicação empática ou comunicação não violenta, canais de comunicação, comunicação verbal x não verbal, emoções e o ciclo do medo e ciclo da mudança. O curso também demonstrou aos participantes que participaram as ferramentas de autoavaliação, dinâmicas e vivências de grupo e leituras complementares.

“Por meio do uso de exemplos práticos, discussões ancoradas na realidade do servidor público, promoção de reflexões e avaliações, esperamos que os líderes se sintam aptos a aplicar os conceitos do curso em sua prática diária como gestores públicos. Além disso, vale lembrar que diferentes níveis de líderes participaram do mesmo curso e terão acesso aos mesmos conhecimentos, de modo que todos possam falar a mesma língua”, concluiu a analista Flavia Barbosa.

Imagens: Divulgação/Semae

Publicado dia: 23-02-2024