Semae comemora a entrada da Primavera plantando árvores na ETE

Os alunos da 5ª série da Escola Municipal Roberto Jorge participaram, na manhã desta sexta-feira, do plantio de 150 novas mudas de árvores nativas, na área de reflorestamento da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, em comemoração ao Dia da Árvore e início da Primavera. A iniciativa foi promovida pelo Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O prefeito Edinho Araújo e o superintendente da autarquia, Nicanor Batista Jr., coordenaram o plantio.

O prefeito Edinho aproveitou o momento para falar da importância do projeto Plantando Água, desenvolvido pelo, o Semae, em parceria com outros órgãos. “O objetivo do Plantando Água é restaurar e proteger as matas ciliares e nascentes, além de aumentar a vazão de afluentes do rio Preto, onde ocorre parte da captação de água de abastecimento da cidade. Plantar árvore é plantar água, é proteger as nascentes e os rios, é plantar ar, é garantir a vida do planeta”, declarou Edinho.

o superintendente Nicanor Batista discursa durante o plantio

O Semae já fez o plantio de 85 mil mudas de árvores, nos últimos sete anos. “Com o plantio dessas novas mudas, o Semae atinge 25 mil árvores de espécies nativas plantadas na área da ETE e encerra a recuperação das APPs – Áreas de Preservação Permanente do rio Preto e córrego São Pedro, de nossa responsabilidade”, informou Nicanor Batista.

Durante o evento, o superintendente Nicanor Batista informou que o FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo já aprovou o plantio de mais 45 mil mudas, em APPS – Áreas de Preservação Permanente e entorno da Estação Ecológica do Noroeste Paulista. “Serão, no total, 130 mil mudas de árvores plantadas pelo Semae. Isso significa mais qualidade de vida e a importância que a autarquia dá para o meio ambiente”, disse.

Antes do plantio, os alunos da escola Roberto Jorge assistiram uma palestra da servidora do Semae, Eduarda Fabri, responsável pelo projeto de educação ambiental Heróis das Águas. O projeto aborda de maneira lúdica o tratamento de água e esgoto realizados pela autarquia, conscientizando as crianças sobre melhores práticas ambientais. Após as apresentações, os alunos fazem uma trilha numa das áreas de reflorestamento da ETE. Em seguida, eles acompanham, de dentro de um ônibus, o processo de tratamento do esgoto realizado na estação.

Participaram do evento o deputado estadual Itamar Borges, a secretária municipal de Educação, Fabiana Zaquetta, o secretário municipal de Segurança, coronel Jean Charles, o secretário municipal interino do Meio Ambiente, Alexandre do Carmo, representantes da Defesa Civil, Polícia Ambiental, funcionários do Semae e demais autoridades.

Autoridades, servidores e alunos que participaram do plantio

Texto: Ruy Sampaio/Departamento de Comunicação

Publicado dia: 02-10-2023