Semae adquire 20 novos veículos operacionais

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., entregaram à autarquia, na manhã desta quinta-feira (11/1), no almoxarifado, localizado ao lado da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto ,20 novas pick-ups do modelo Volkswagen Saveiro Trend 2024.

O objetivo é renovar a frota do Semae, visando a redução de gastos com revisões periódicas. As viaturas serão utilizadas nas atividades operacionais dos departamentos de Água e de Esgoto, atuando na fiscalização de obras, no transporte de materiais e de equipamentos, bem como em viagens. O investimento feito é de R$ 1.808,000,00. Aproximadamente R$ 1 milhão é proveniente de reservas das vendas de bens móveis em leilões efetuados anteriormente. A quantia restante é de receitas correntes do Semae.

O superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., ressaltou que no caso dos veículos utilitários, a aquisição é a opção mais vantajosa para a autarquia. “O estudo produzido pelos técnicos do departamento Financeiro comparou os preços de locação e de compra. Em três anos, vamos recuperar o investimento realizado. Além disso, os recursos vindos de leilões são vinculados a investimento em patrimônio, que é o caso dos veículos. Por meio de uma gestão responsável, pudemos adquirir 20 novos utilitários que serão importantes para a rotina operacional do Semae.”

Autoridades reunidas na cerimônia da entrega dos veículos

Segundo Marcelino Ruiz, diretor Financeiro, para a aquisição dos veículos, técnicos do DAFP – Departamento Administrativo, Financeiro e de Pessoal elaboraram um estudo de viabilidade econômica e financeira. No relatório, foram levadas em consideração configurações que atendessem às necessidades da autarquia, buscando conciliar aspectos de baixo custo de manutenção, alto desempenho das demandas inerentes às atividades de operação e capacidade de carga entre 600 e 662kg.

Atualmente, a autarquia dispõe de uma frota de composição mista, ou seja, veículos próprios e alugados, o que possibilita versatilidade de gestão. 58 veículos são propriedade do Semae, compreendidos em duas vans, cinco motos, oito pick-ups, 21 carros de passeio, 22 caminhões e outros 35 veículos alugados.

O prefeito Edinho Araújo destacou que a gestão eficiente dos recursos públicos é essencial para o bom funcionamento da administração pública. “O poder público tem a responsabilidade de gerir o erário público e prestar contas à população. Desse modo, podemos investir em infraestrutura, aprimorando importantes área do município, como saúde, educação e saneamento. Com capacidade de investimento, pode-se melhorar a estrutura da administração municipal. É o que o Semae tem feito nesses anos. O sucesso dessa jovem autarquia representa o fortalecimento do poder público.”

O coordenador Administrativo e Contábil do Semae, Giuliano Coltro, pontuou que a idade média dos veículos da frota da autarquia é de oito anos, tornando-se necessária a renovação da frota. Veículos com essa idade demandam constantes revisões técnicas e mecânicas, gerando custos para a autarquia. Pensando em mudar esse cenário, realizou-se a comparação dos preços de mercado e de locação.

Também participaram do evento o deputado estadual Itamar Borges, o vereador Renato Pupo, além de diretores, assessores e servidores do Semae.

As pick-ups que serão utilizadas pela autarquia

Monitoramento via satélite
Os novos veículos, assim como todas as unidades do agrupamento veicular do Semae, possuem rastreadores instalados. Os equipamentos disponibilizam, em tempo real, informações instantâneas. Por meio do software denominado Sistema de Gestão de Frota – SGF, dados do trajeto percorrido, de identificação dos condutores e de motor ocioso são fornecidos para os servidores que fazem a análise e o gerenciamento dos carros.

“O SGF promove a eficiência na administração e do controle dos veículos. Tal software gera um relatório e um histórico de uso. Temos o controle de tudo o que acontece, além de possuirmos informações que nos ajudam nas tomadas de decisões estratégicas, remanejando veículo entre setores e departamentos”, explicou o chefe da Frota do Semae, Juliano Figueiredo.

Imagens: Ivan Feitosa/Prefeitura

Publicado dia: 12-01-2024