Semae adota canecas biodegradáveis e deixa de consumir 650 mil copos plásticos por ano

O Semae distribuiu aos servidores, nesta segunda-feira (19/6), 370 canecas produzidas a partir de material biodegradável em polipropileno e fibra de coco, substituindo os copos plásticos descartáveis. Com essa iniciativa, a autarquia vai deixar de consumir 650 mil copos de plásticos, por ano.

O superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., destacou que essa medida contribui para reduzir a poluição e o consumo de recursos naturais. “O tempo de decomposição dos copos plásticos é muito grande, podendo chegar a 300 anos. Ao substituí-los, o Semae mitiga a quantidade de plástico descartado, diminui a poluição e ajuda a preservar o meio ambiente. Como uma autarquia de saneamento, temos o constante e ininterrupto compromisso com a sustentabilidade, a fim de dar o exemplo para a construção de um futuro mais equilibrado e ecológica.”

A iniciativa visa reduzir a geração de resíduos plásticos e promover a sustentabilidade na autarquia. A ação faz parte de medidas e procedimentos da Comissão Permanente de Gestão Sustentável, formada por representantes de todos os departamentos do Semae.

Segundo o coordenador Administrativo e Contábil do Semae, Giuliano Coltro, a autarquia consumiu, em 2022, uma média de dois mil copos plásticos por dia, ao custo anual de R$ 18.854,48. “A substituição de copos plásticos descartáveis por canecas de fibra de coco faz parte do arcabouço de soluções financeiras e ecologicamente sustentáveis. Dessa forma, o retorno do investimento com a implantação de canecas para uso individual, ao custo de R$ 3,3 mil, ocorre em apenas 2 meses. Mais do que benefício financeiro, a medida respalda nosso compromisso com o meio ambiente.”

Servidores retirando as canecas

As canecas adquiridas pela autarquia são feitas de material que possui propriedades de decomposição natural num período relativamente curto, sem deixar resíduos tóxicos no ambiente. A produção dessas canecas tem um menor impacto ambiental se comparada à produção convencional de plástico, uma vez que requer menos recursos naturais e emite menos gases de efeito estufa.

A medida realizada pelo Semae vai ao encontro das diretrizes descritas na cartilha do programa denominado A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública. Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, o programa tem o intuito de promover a responsabilidade socioambiental, inserindo critérios de sustentabilidade nas rotinas da administração pública.

O assessor de Ações Estratégicas do Semae, Luiz Guilherme Braga, ressaltou que a distribuição das canecas é a concretização de pautas da Comissão Sustentável. “Após reuniões, nas quais estabelecemos os objetivos de curto, médio e longo prazo, entregamos as canecas. Ao adotar práticas sustentáveis, a autarquia demonstra compromisso com a proteção do meio ambiente. Isso é um incentivador para os funcionários adotarem comportamentos mais conscientes e sustentáveis, tanto no ambiente de trabalho quanto em suas vidas pessoais.”

Assessor Luiz Guilherme explicando os benefício da redução de copos plásticos

Publicado dia: 19-06-2023