Semae abre as portas para estagiários e jovens aprendizes iniciarem no mercado de trabalho

O Semae, no seu quadro de funcionários, conta com jovens aprendizes e estagiários. No momento, a autarquia tem 21 estagiários e seis menores aprendizes contratados por meio de contrato com a ARPROM – Associação Rio-retense de Promoção do Menor e da Fulbeas – Fundação Líbero Badaró de Ensino, Assistência Social e Cultura. Além de atendimento às legislações, a autarquia entende que possibilitar experiencias profissionais a esses jovens é um meio de desenvolvê-los, bem como fortalecer a comunidade rio-pretense.

Jovens aprendizes do Semae

Como um ente público, o Semae se vê como colaborador, de modo a contribuir, promover e dar suporte no desenvolvimento dos menores aprendizes. Os jovens, da ARPROM, têm na autarquia, na maioria dos casos, sua primeira experiência profissional, adquirindo conhecimentos e a conviver socialmente com os funcionários das diversas áreas que compõem o Semae. Portanto, busca-se desenvolvê-los e possibilitar uma chance de vislumbrar um futuro promissor.

Estagiário atuando na área de laboratório

Na autarquia, os estagiários complementam o quadro de funcionários. Busca-se, dessa forma, empregar na rotina de trabalho o conteúdo teórico ensinado nas salas de aula. Os jovens universitários podem atuar em setores Administrativos (Financeiro, Comercial e Comunicação e Jurídico) ou nos setores de Gestão (Planejamento e Obras, Sistema de Água e Sistema de Esgoto).

A supervisora do Semae, Maria Anselma

A supervisora de Avaliação de Pessoal do Semae, Maria Anselma Monteiro, ressaltou que o sistema de contratação mostra-se exitoso. “Investir na juventude local ajuda a combater a desigualdade social e o trabalho infantil, garantindo que os jovens tenham acesso à educação e ao mercado de trabalho de forma digna e protegida. Não só melhora a qualidade de vida dos indivíduos envolvidos, como também tem um efeito positivo na economia local. Jovens bem preparados são mais propensos a contribuir significativamente para o crescimento econômico do munício de Rio Preto. Muitos jovens aprendizes e estagiários estão inseridos no mercado de trabalho. Alguns foram contratados por empresas terceirizadas que prestam serviços ao Semae, ao encerrar o contrato com a Fulbeas ou com a ARPROM. O resultado traz a comprovação que os objetivos da autarquia, no desenvolvimento profissional, foram atingidos.”

Imagens: Divulgação/Semae

Publicado dia: 28-12-2023