Rio Preto passa a tratar 100% do esgoto coletado

O prefeito Edinho Araújo e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., inauguraram na manhã desta quarta-feira, 22/3, o Sistema de Coleta, Afastamento e Recalque de Esgoto do Distrito de Talhado, do Distrito Industrial Carlos de Arnaldo e de toda uma bacia, que compreende uma área de 7.417 hectares. Essa obra faz parte da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Rio Preto. No total, foram investidos R$ 21,7 milhões e instalados 24 quilômetros de redes.

Além desse sistema, o Semae construiu, no distrito de Talhado, 286 ramais e instalou 3,8 quilômetros de rede de esgoto. Essa intervenção foi finalizada em 2021, num investimento de R$ 1,7 milhão.

Essa é a última etapa para que 100% do esgoto, produzido nos distritos e na área urbana de Rio Preto, sejam coletados e conduzidos para tratamento, na ETE – Estação de Tratamento de Esgoto Rio Preto.

Inauguração da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Rio Preto e construção de interceptores, rede de recalque e estação elevatória de esgoto de Talhado. 22/03/23. Foto: Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto

“No Dia Mundial da Água, estamos inaugurando essa grande obra que vai universalizar o tratamento de esgoto de São José do Rio Preto. Quando construímos a ETE, Rio Preto tinha cerca de 3% do esgoto tratado. Hoje, temos praticamente 100%. O Semae está de parabéns pelas conquistas. Rio Preto está na primeira colocação do ranking do Instituto Trata Brasil, em serviço de saneamento. Recentemente, inauguramos a reforma operacional da ETA. O município é referência em combate à perda de água. Esses resultados são frutos de grandes investimentos em infraestrutura e planejamento”, concluiu o prefeito Edinho Araújo.

O Sistema é composto por uma Estação Elevatória de Esgoto Bruto, por um sistema de bombeamento de recalque e por uma rede de interceptores ligando o distrito de Talhado, o Distrito Industrial Carlos de Arnaldo e localizações vizinhas à Estação Elevatória.

O Semae realizou essas obras em etapas. Concluiu-se, em 2008, a instalação do interceptor de Talhado, com uma extensão de 6,3 quilômetros. Em 2020, foi finalizado a instalação do interceptor que conecta o Distrito de Carlos Arnaldo à Elevatória. Esse interceptor tem a extensão de 7,1 quilômetros.  A Estação Elevatória vai coletar e bombear o esgoto bruto dos interceptores, por meio da linha de recalque, à ETE Rio Preto para tratamento. Essa tubulação tem aproximadamente 6,9 quilômetros. Todo esse sistema vai atender uma população de aproximadamente 60 mil habitantes.

“A inauguração desta obra é um marco para o município de São José do Rio Preto. Era a última etapa para a universalização do tratamento esgoto produzido na área urbana de Rio Preto. Durante o tratamento é removida 95% de carga orgânica. Esse processo garante a vida na bacia rio Preto, onde o esgoto é lançado, depois de tratado.  Vale ressaltar que a universalização do tratamento do esgoto trará à população dessa região maior qualidade de vida por meio da prevenção de doenças causadas por falta esgoto tratado e água potável”, declarou Nicanor Batista.

O chefe de Divisão de Manutenção Mecânica de Esgoto do Semae, Gilberto Scandiuzzi Filho, salientou que a construção da elevatória e do sistema de bombeamento de recalque foi última fase da obra. “Houve a instalação de equipamentos eletromecânicos, como bombas e sistema de gradeamento, além de um poço pulmão, com um sistema de redundância, que acomoda provisoriamente o esgoto bruto dos interceptores. Nas situações em que há a paralização no recalque de esgoto por possíveis falta de energia elétrica, manutenções ou emergências é acionado um gerador com 400 KWA, que mantém a elevatória em funcionamento”, completou.

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Paulo Paulera, o vereador Diego Mahfouz, secretários municipais, ambientalistas, lideranças comunitárias, a diretoria e servidores do Semae.

Publicado dia: 23-03-2023