Reunião de trabalho estabelece as primeiras ações entre o Semae a Agência Reguladora ARES-PCJ

O Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto realizou, na manhã desta segunda-feira (4/3), a primeira reunião de trabalho com representantes da Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí – ARES-PCJ. O objetivo foi mostrar a estrutura e as recentes ações da autarquia aos representantes da agência reguladora.

“O encontro institucional permitiu conhecer a especificidade do Semae. A partir do diálogo de hoje, vamos estabelecer contatos com os setores financeiro e comercial da autarquia. Vamos atuar na parte de fiscalização e regulação, o que é uma situação nova. A troca de conhecimentos foi muito importante para o desenvolvimento das próximas etapas. A expectativa é, em conjunto, aprimorar as boas práticas do saneamento básico”, explicou o diretor-geral da ARES-PCJ, Dalto Brochi.

Reunião no gabinete da Superintendência

Para o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., a visita técnica dos representantes da entidade reguladora buscou promover uma troca de informações entre as instituições públicas. “Ressaltamos o compromisso da autarquia em prestar serviços de alta qualidade e eficiência à população. Estamos em busca do contínuo aprimoramento nos processos de saneamento básico. A ARES-PCJ é uma agência reguladora de renome, auxiliando-nos nos ajustes de refinar a gestão do Semae”, declarou.

Em 16 de janeiro deste ano, o município de Rio Preto assinou o termo de convênio para a agência supervisionar os serviços públicos de fornecimento de água potável e esgotamento sanitário. O prazo de convênio é de dez anos, prorrogáveis por iguais períodos.

A ARES-PCJ é um ente constituído, em 2011, na forma de consórcio público de direito público, sediada no município de Americana. A ARES-PCJ regula e fiscaliza o abastecimento de água e o tratamento de esgoto em 72 cidades de São Paulo, atendendo 10 milhões de pessoas.

Durante a visita técnica, o superintendente Nicanor Batista mostrou à delegação de Americana a infraestrutura dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água. Além disso, detalhou a coleta, afastamento e tratamento do esgoto realizados pela autarquia. Também foram apresentados o balanço financeiro e os últimos investimentos feitos pelo Semae.

Representantes da ARES-PCJ na CCO do Semae

A equipe da agência reguladora conheceu à CCO – Central de Controle e Operação. Eles observaram como é realizado o monitoramento dos poços e reservatórios. A autarquia dispõe de um sistema de comunicação em tempo real, que transmite informações à CCO.

Participaram dos trabalhos o diretor-geral da ARES-PCJ, Dalto Brochi, o diretor Carlos Roberto de Oliveira (Administrativo-Financeiro), o coordenador Lucas dos Santos (Contabilidade Regulatória) e o analista João Gallas (Regulação e Fiscalização). Pelo Semae, participaram o superintendente Nicanor Batista, diretores e assessores da autarquia.

Texto: Tarciso Amorim

Imagem: Divulgação Semae