Projeto do rio Grande é apresentados aos servidores do Semae

A empresa Estática Engenharia apresentou, na manhã desta terça-feira (28/2), para os diretores e servidores do Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto, o projeto executivo do sistema de captação, tratamento e adução de água denominado Sistema Produtor Rio Grande. A apresentação, realizada no auditório da autarquia, foi feita pela coordenadora de Projetos da Estática Engenharia, Catherine Santesso.

 

O objetivo da apresentação, segundo o superintendente do Semae, Nicanor Batista, foi mostrar para os servidores a importância e o impacto dessa grande intervenção no sistema de abastecimento de água da cidade. “Essa obra tem uma magnitude muito grande. Ela vai garantir o abastecimento sustentável de Rio Preto pelos próximos 50 anos”, declarou.

 

Nicanor Batista salientou que o servidor de carreira é quem vai ser o responsável pela obra do rio Grande e sua operação. “O servidor do Semae vai acompanhar e dar continuidade a essa nova estrutura que será construída, operando e distribuindo esse novo sistema. Fiz questão de que eles estivessem presentes para terem a noção da dimensão desse novo momento para o abastecimento de água de Rio Preto” declarou o superintendente do Semae, Nicanor Batista.

 

O projeto prevê a captação de água bruta no rio Grande a jusante da Usina de Hidroelétrica de Marimbondo, com a tomada de água por meio de um canal transversal à margem do rio.  A água será conduzida até a ETA Norte – que será construída próxima à ETE Rio Preto — por uma adutora com diâmetro de 1,5 metro e 54,6 quilômetros de extensão, com uma vazão de até 3m3 por segundo, o suficiente para abastecer uma população de mais de um milhão de habitantes. Essa adutora vai estar conectada à estação elevatória de alta carga.

 

Também está prevista a construção de uma estação de tratamento de água tipo convencional em ciclo completo e a macrodistribuição de água tratada a partir do reservatório pulmão da ETA Norte. Essa distribuição será feita por subadutoras, num total de 100 quilômetros de extensão distribuídos pelo município de Rio Preto.

 

“No primeiro momento, vamos captar até 1.500 l/s no rio Grande. Essa é uma vazão suficiente para abastecer uma cidade de cerca de 500 mil habitantes. Isso permitirá uma diminuição na exploração dos poços do Aquífero Guarani. Esse aquífero tem profundidade superior a mil metros. Eles possuem uma recarga de água muito lenta. Desse modo, a água captada do manancial superficial do rio Grande deixará a exploração no Aquífero Guarani estratégica e racional”, explicou a diretora de Planejamento e Obras do Semae, Jaqueline Reis.

 

Texto: Ruy Sampaio/Departamento de Comunicação

Foto: Eduardo Freitas

Publicado dia: 01-03-2023

CANAIS DE RELACIONAMENTO

CALL CENTER

Seg. a Sex., das 6h à 0h e aos Sáb., Dom. e Feriados, das 7h às 19h.

0800 770 6666 ligar para o número

WHATSAPP

Seg. a Sex., das 8h à 16:30h e aos Sáb., das 8 às 13horas, exceto feriados.

17 9 9638 8593 abrir no WhatsApp

POUPATEMPO

Seg. a Sex., das 9h às 17h e aos Sáb., das 9 às 13horas.

ver no mapa

PREFEITURA REGIONAL NORTE

Seg. a Sex., das 10 às 19h e aos Sáb., das 10h às 15h, exceto feriados.

ver no mapa

SEMAE

Rua Antônio de Godoy, 2.181 Jardim Seixas CEP 15061-020 São José do Rio Preto/SP

ETE

Rodovia Délcio Custódio da Silva (quilômetro 4,5) CEP 15048-000

ETA

Rua Antônio de Godoy, 2.181 Jardim Seixas CEP 15061-020 São José do Rio Preto/SP

SEMAE/POUPATEMPO

Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro. CEP 15015-100, São José do Rio Preto/SP

PREFEITURA REGIONAL NORTE

Av. Alfredo Antônio de Oliveira, 2077 Jardim Planalto CEP 15046-355 São José do Rio Preto/SP - Shopping Cidade Norte – Praça de Alimentação