Prefeitura e Semae recebem plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

A prefeitura de Rio Preto e o Semae receberam, na manhã desta quinta-feira, o plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais desenvolvido pela empresa GAMAGeo Geoprocessamento e Meio Ambiente. O plano faz parte do programa de “Restauração de Áreas de Preservação Permanente da Estação Ecológica do Noroeste Paulista e Entorno”, para o plantio estimado de 65 mil mudas de espécies nativas. A iniciativa é uma parceria do Semae com o FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos – do Estado de São Paulo.

Segundo Gustavo Asciutti, engenheiro ambiental da GAMAGeo, o plano visa evitar incêndios florestais na estação ecológica – que engloba os municípios de Rio Preto e Mirassol, numa área de 163,3 hectares. “Caso o fogo chegue a essa área, o objetivo é diminuir os danos. Queremos proteger toda a parte de restauração florestal do Semae, na floresta”, informou Asciutti.

Durante a apresentação do plano, no auditório do Semae, o engenheiro explicou que num primeiro momento foi feito o diagnóstico no local onde está situada a Floresta do Noroeste Paulista. “Fizemos o estudo de uso e ocupação do solo e de suas zonas de amortecimento por meio de imagens de satélite. Também analisamos o histórico de incêndios no período de 2017 a 2020. Nesse período, constatamos que o fogo se inicia, predominantemente, na região onde passam a rodovia Washington Luís e a avenida Abelardo Menezes. Os incêndios estão relacionados com a movimentação de pessoas”, esclareceu Gustavo Asciutti.

O projeto ainda propõe as ações de aquisição de materiais e equipamentos, instalação e manutenção de aceiros, manutenção das cercas e alambrado, cooperação entre entidades para identificação de focos de incêndio, comunicação e combate a incêndios e formação de parcerias com entidades públicas e privadas.

“Tenho satisfação de estar aqui, nesse momento. Esse é um tema muito relevante e importantíssimo. Meio ambiente, combate a incêndio e plantio de árvores, no passado, não eram prioridades. Hoje, no nosso governo, temos ações concretas na defesa e proteção ambiental’, destacou Edinho.

O plano de Combate a Incêndios Florestais foi desenvolvido após contrato firmado entre Semae e FEHIDRO, em 2021, para o reflorestamento da Estação Ecológica do Noroeste Paulista. O valor do contrato, mediamente processo de licitação, é de R$ 1.403.595,97. Desse total, R$ 1.263.236,37 são custeados pelo FEHIDRO e R$ 140.359,60 são investidos pelo Semae. A licitação de plantio das mudas está em fase de homologação.

A restauração da área da Estação Ecológica, atingida por grandes incêndios nos anos de 2020 e 2021, foi indicada pelo CBH-TG – Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande, que desenvolve ações de identificação e priorização de área de mananciais para preservação dos recursos hídricos na região.

“A sustentabilidade ambiental é uma questão que diz respeito a todos nós. A cidade, nesse momento, está se preparando para uma eventual seca, que virá nos meses de maio e junho. Nós temos de estar preparados para que os incêndios não aconteçam. O Semae, ao longo dos últimos tempos, tem sido parceiro dessas ações de proteção e recuperação do meio ambiente”, comentou Nicanor Batista Jr, superintendente do Semae.

Banco de mudas

No final da apresentação do plano, o prefeito Edinho Araújo e o superintendente Nicanor Batista também assinaram um Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), no qual o Semae fica responsável pelo plantio de aproximadamente 22 mil mudas em área vizinha à ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, nos próximos anos. Esse plantio, na Estância Marialva, tem como objetivo aumentar o maciço florestal da região e criar um banco de mudas para  agilizar os processos de licenciamento ambiental da autarquia.

O evento contou com as presenças do prefeito Edinho Araújo, do vice-prefeito Orlando Bolçone, do superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr, do presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto Gomes, do professor da UNESP, Fernando Noll, da secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado, do secretário municipal de Comunicação, Mário Soler e da diretora do CTR-4 da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Ana Eliza Baccarin.

Publicado dia: 28-04-2022