Novo interceptor de esgoto na avenida Philadelpho vai atender até 300 mil pessoas

O vice-prefeito de Rio Preto Orlando Bolçone, representando o prefeito Edinho Araújo, assinou na tarde desta quarta-feira (17/8), ao lado do superintendente do Semae Nicanor Batista, a ordem de serviço para o início da obra de um interceptor de esgoto na avenida Philadelpho Manoel Gouvea Neto, na margem esquerda do rio Preto. O investimento de R$ 18.421.096,05.

Com uma vazão quase duas vezes maior, por causa do acréscimo de 30 cm no diâmetro – que será de 1,5m –, o novo interceptor aumentará significativamente o número de pessoas atendidas, passando de 150 mil para 300 mil, numa área de bacia atendida de aproximadamente 17 hectares. “Sinto-me honrado em, representando o prefeito Edinho Araújo, assinar a ordem de serviço para a instalação do novo interceptor. Rio Preto é vanguarda no setor de saneamento básico e esta obra tornará a prestação de serviço ainda melhor”, diz Bolçone.

Além disso, a tubulação terá cerca de 2 quilômetros de extensão e durabilidade de 75 anos, conforme o fabricante. A empresa Constroeste vai executar a obra e segundo o engenheiro da empresa Daniel Sansão, a previsão de conclusão é de 15 meses. “É uma obra que promove segurança ambiental do rio Preto, uma vez que o atual interceptor se encontra subdimensionado. Desse modo, a obra garante o crescimento da bacia para os próximos 50 anos”, explica o superintendente Nicanor Batista

Ao longo da intervenção, haverá mudanças esporádicas no trânsito nas avenidas Dr. Antônio Marques dos Santos e Sólon da Silva Varginha, além da rua Primeiro Mestre. No momento, o projeto de desvio de trânsito está em fase de estudo pela Constroeste. A expectativa é de o projeto ser entregue nas próximas semanas. Antes das interdições, ocorrerão anúncios, esclarecendo à população o novo trajeto e datas de início e término dos desvios.

Após cuidadosas análises, constatou-se a necessidade de suprimir 82 árvores. A situação é devidamente autorizada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) no processo n° 51.172/22. “O Semae sempre foi um parceiro do meio ambiente e da sustentabilidade. Por isso, a autarquia assinou o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) n° 26.148/22, no qual 1.155 novas mudas de árvores nativas serão plantadas em área próxima da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Para fazer a obra, levaram-se em consideração vários aspectos como econômico, social e ambiental. Fizemos reuniões com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para que a obra seja sustentável”, conclui o assessor ambiental do Semae Luiz Guilherme Braga.

Também participaram do evento os vereadores Jean Charles e Odélio Chaves, além de secretários municipais, a diretoria e funcionários da autarquia.

Publicado dia: 17-08-2022