Interceptor de esgoto na avenida na margem esquerda do rio Preto beneficia 300 mil pessoas

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., inauguraram, no final de tarde desta quinta-feira (7/3), o interceptor de esgoto, localizado na avenida Philadelpho Manoel Gouveia Netto, na margem esquerda do rio Preto, que atenderá uma população de até 300 mil pessoas. O investimento total feito pela autarquia foi de R$ 18.421.096,05.  Na oportunidade, também foi inaugurada a pista de caminhada e a ciclovia do Parque Linear. O investimento foi da ordem de R$ 4.090.756,74.

“As obras entregues, nesta quinta-feira, são os resultados dos excelentes trabalhos do Semae e das Secretarias do Meio Ambiente e de Obras. O novo interceptor é importante para a infraestrutura de Rio Preto. Ele vai atender até 60% de nossa população, permitindo que o município se desenvolva de modo sustentável. A ciclovia e a pista de caminhada têm um papel muito importante, uma vez que propicia à população a melhora da saúde por meio de atividades físicas”, declarou o prefeito Edinho Araújo.

A nova tubulação tem 1,5 m de diâmetro, 30 centímetros a mais que o antigo interceptor. O acréscimo na circunferência aumenta em quase duas vezes a vazão, passando de 150 mil para 300 mil pessoas atendidas, numa área de bacia de contribuição de 17 mil hectares.  A estrutura tem uma durabilidade de 75 anos e dois quilômetros de extensão. Além disso, o interceptor está enterrado numa profundidade média de quatro metros.

O superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., explicou que o novo interceptor garante o crescimento sustentável e a segurança ambiental da cidade. “A tubulação anterior era muito antiga, instalada na década de 70, feita de concreto. Esse material não é resistente à abrasividade química do esgoto. Fizemos um projeto executivo e uma ampla discussão com a Secretaria de Meio Ambiente. Além do ganho na vazão, devido ao acréscimo de 20 centímetros no diâmetro da circunferência, ele fornece a segurança de que o esgoto é devidamente conduzido à Estação de Tratamento de Esgoto.”

Antes do início da obra, um estudo técnico apontou a necessidade de suprimir 82 árvores. O Semae obteve licença ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB. Mas, no desenvolvimento da intervenção, foram retiradas apenas 10 árvores.

“Executamos um plano a fim minimizar o impacto ambiental nos locais de obras. As medidas estratégicas foram adaptadas para acompanhar a evolução dos trabalhos. Assinamos um TCRA – Termo de Compromisso de Recuperação, no qual estava previsto o plantio de 1.155 novas mudas de árvores, em área próxima da Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio Preto. Por meio do banco de mudas da autarquia, o plantio das mudas foi finalizado em 2022”, concluiu o assessor de Ações Estratégicas do Semae, Luiz Guilherme Braga.

Pista de caminhada e ciclovia

As Secretarias do Meio Ambiente e de Obras revitalizaram as pistas de caminhada e ciclovia do Parque Linear, localizados na avenida Philadelpho Gouveia Netto e do Lago III na Avenida Nadima Damha, respectivamente. A extensão, entre Pistas de Caminhada e Ciclovias, é de oito quilômetros.

Foram executados reparos, recapeamento de massa asfáltica com borracha e nova pintura das pistas. Além disso, os gradis de proteção receberam nova pintura e a madeira das passarelas metálicas foram substituídas.

Pista de caminhada restaurada

Imagens: Divulgação Semae