Gestão de Água e Esgoto do Semae obtém nota 10 no Município VerdeAzul

São José do Rio Preto obteve nota 10 em Gestão das Águas e nota 10 em Esgoto Coletado e Tratado. As notas ajudaram o município chegar ao 4º lugar do Programa Município VerdeAzul (PMVA). O Ranking é elaborado pelo Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL). A premiação do ciclo 2022/2023 do PMVA aconteceu na tarde desta terça-feira, (19/12), no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O assessor de Ações Estratégicas do Semae, Luiz Guilherme Braga, ressaltou que, por meio de investimentos, tanta em água como em esgoto, é possível se manter entre os melhores serviços de saneamento do Brasil. “Essa premiação é resultado do esforço da autarquia em busca permanente de um serviço de qualidade para seus usuários. O Semae já atingiu marcas estabelecidas pelo Novo Marco Legal de Saneamento para 2033, como perdas de água abaixo de 25% e universalização da coleta de esgoto. Isso é fruto de uma gestão bem executada, possibilitando a autarquia ter capacidade de investimento e receber prêmios como o do Município VerdeAzul.”

Das 10 diretivas, São José do Rio Preto teve nota máxima em nove. Também foram analisadas as categorias de governança ambiental, avanço na sustentabilidade, educação ambiental, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade.

Rio Preto é considerado o melhor serviço de saneamento do País. No Ranking publicado pelo Instituto Trata Brasil, colocou São José do Rio Preto em 1º lugar. Pela primeira vez, um município obteve nota máxima em todas as dimensões analisadas. O Semae investiu R$ 45 milhões, reformando toda a estrutura operacional da Estação de Tratamento de Água- ETA Palácio das Águas. Atualmente, o prédio histórico passa por um retrofit.

O Semae já deu entrada no Ministério das Cidades para que o projeto seja selecionado no Novo PAC e obtenha do Orçamento Geral da União (OGU), dentro do programa Água para Todos, o recurso necessário. A obra de captação de água do rio Grande está orçada em R$ 998.954.366,58. No momento, estão em construção dois poços Guarani e seis poços Bauru para reforçar e ampliar o sistema de abastecimento. 75 mil pessoas serão beneficiadas e o investimento feito é da ordem de R$ 32 milhões.

A cidade também é exitosa no combate a perda de água.  Neste ano, São José do Rio Preto está no grupo com padrões de excelência em perdas de água, segundo estudos do Trata Brasil. As perdas da água produzida pelo Semae são da ordem de 20,98%. Desse total, 10,30% são perdas comerciais, ou seja, problemas nos hidrômetros e fraudes. Outros 10,68% são perdas físicas.

No segmento de esgoto, o município universalizou o serviço. 100% da população urbana de São José do Rio Preto tem o esgoto coletado e tratado na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio Preto. Em março deste ano, foi inaugurado o Sistema de Coleta, Afastamento e Recalque de Esgoto do Distrito de Talhado, do Distrito Industrial Carlos de Arnaldo e de toda uma bacia, que compreende uma área de 7.417 hectares.

Além da Estação, foi construído um sistema de bombeamento de recalque e uma rede de interceptores ligando o distrito de Talhado, o Distrito Industrial Carlos de Arnaldo e localizações vizinhas à Estação Elevatória. Em Talhado, o Semae instalou 286 ramais e 3,8 quilômetros de rede de esgoto. No total, a autarquia investiu R$ 22,5 milhões e instalados 24 quilômetros de redes.

A cerimônia contou com a presença do governador, Tarcísio de Freitas; de Mara Ramos, superintendente do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica); Natália Resende, secretária do Meio Ambiente Infraestrutura e Logística; André do Prado, presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo); Samanta Souza, subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento Básico e Jonatas Trindade, subsecretário de Meio Ambiente.

Representando Rio Preto, participaram da premiação a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado; o assessor da pasta, Alexandre do Carmo e o gestor ambiental do Semae, Luiz Braga.

Texto: Tarciso Amorim

Publicado dia: 20-12-2023