Funcionários do Semae participam da campanha do Novembro Azul

O Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto promoveu, nesta terça-feira (28/11), aos funcionários da autarquia atividades da campanha do Novembro Azul. O intuito é estimular a prevenção do câncer de próstata, por meio de exames precoces, informações e orientações. O evento é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e contou explicações de profissionais da área da saúde, além da realização de ginástica laboral.

A agente de saúde da UBS Central, Nara Maria Limeira, explicou que o tratamento precoce aumenta consideravelmente as chances de cura do câncer de próstata. “A partir dos 45 anos, recomenda-se a o exame do PSA e o exame do toque retal. Fazer os exames periodicamente é fundamental para um tratamento mais curto, menos agressivo ao organismo e com altas chances de remissão, caso seja diagnosticada a doença”, declarou.

De acordo com dados do INCA – Instituto Nacional pelo Câncer, publicados em 2023, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país. Os tumores de pele não melanoma estão em primeiro lugar. São estimados, no Brasil, 71.730 novos casos de câncer de próstata, por ano, para o triênio 2023-2025. Um fator de risco da enfermidade é a idade, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos. Histórico familiar de câncer de próstata com pai, irmão e tio e obesidades podem causar câncer de próstata antes dos 60 anos.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Os sintomas são dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

A agente Nara Maria Limeira ressaltou ainda que mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal. “O exame permite ao médico avaliar alterações da próstata, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.”

O educador físico Emanuel Silva salientou que uma a prática de exercícios físico aliada a uma alimentação equilibrada auxilia na prevenção. “Adotar práticas saldáveis atenua os riscos de várias doenças, inclusive o câncer. Alimentar-se bem, fazer atividades regularmente, evitar consumo de bebidas alcoólicas e do tabagismo tudo isso contribui para uma maior qualidade de vida.”

Funcionários do Semae fazendo ginástica laboral

Durante as atividades, foi realizada ginástica laboral, sob as instruções de Emanuel Silva. Após a ginástica, os servidores da autarquia participaram de um bate-papo com agentes de saúde da Secretaria Municipal. Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas e fornecidas informações, reforçando para que os funcionários façam exames preventivos e pratiquem atividades físicas regulares.

Flavia Barbosa, analista de Recursos Humanos do Semae, frisou que ao promover ações de conscientização, a autarquia demonstra que se preocupa com a saúde e bem estar dos funcionários. “Iniciativas como a campanha do Novembro Azul, voltada para a conscientização sobre a saúde masculina, destacam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doença. Essas ações não apenas beneficiam os funcionários individualmente, como também fomentam uma cultura organizacional que valoriza a prevenção e o cuidado com a saúde.”

Texto: Tarciso Amorim/Departamento de comunicação

Imagens: Divulgação/Semae