Estância Santa Ana recebe serviço de água e esgoto do Semae

O Superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr. fez a entrega, na manhã do sábado (2/9), do serviço de abastecimento de água potável e da coleta, afastamento e tratamento do esgoto, na Estância Santa Ana. São 73 lotes regularizados que receberão as melhorias, beneficiando 230 moradores. O investimento aproximado é de R$ 1 milhão.

“Saneamento básico é um direito de todos. Está previsto na carta da ONU. Saneamento envolve saúde e qualidade de vida, por isso a importância do evento de hoje. Ter acesso à água tratada e ter o esgoto recolhido garante a prevenção de doenças. Os moradores poderão, após analises, ser cadastrados no benefício da tarifa social, pagando um preço módico”, declarou o superintendente Nicanor.

Na Estância Santa Ana, a autarquia construiu 975 metros de rede esgoto, 684 metros de rede de água, ramais de água e esgoto, hidrômetros, caixas de inspeção e caixas padrão. As redes coletoras de esgoto da Estância Santa Ana estão conectadas à rede de esgoto na rua Adrielle Caroline Amaral. O esgoto será conduzido para o tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio Preto.

O reservatório do Residencial Santa Ana vai abastecer a população da Estância. O reservatório tem volume de 370 m3 e conta com três poços Bauru. A primeira tarifa de água e esgoto será faturada no dia 16 de outubro, com vencimento para o dia 6 de novembro.

Moradores da Estância Santa Ana durante o evento

Na atual gestão do prefeito Edinho Araújo, 1.954 lotes regularizados receberam os serviços de água e esgoto do Semae, beneficiando aproximadamente oito mil moradores. Foram 835 lotes, no bairro Alvorada; 413 lotes, no Bela Vista; 185 lotes, no Nossa Senhora Aparecida; 162 lotes, no Maracás; 152 lotes, no Cavalari e 134 lotes, no Nossa Senhora de Fátima.

Após regularização fundiária feita pela Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, os loteamentos regularizados estão aptos para receber a infraestrutura de saneamento e as escrituras dos imóveis. “Por meio de técnicos competentes, o prefeito Edinho Araújo tem regularizado muitos loteamentos. Após demonstração da renda, os moradores podem ser enquadrados na escritura social, que isenta os primeiros registros e matrículas”, declarou o secretário municipal de Habitação, Manoel de Jesus Gonçalves.

O assessor de Ações Estratégicas do Semae, Luiz Guilherme Braga, explicou que a implementação de redes dá confiabilidade e segurança aos moradores, uma vez que o serviço passa a ser administrado pela autarquia. “Isso garante que todo o processo tenha excelência. Os sistemas individuais, como as fossas podem causar extravasamento de esgoto e contaminação de corpos hídricos.

Durante a reunião, usuários tiraram dúvidas a respeito da leitura dos hidrômetros, da cobrança da tarifa e do benefício da tarifa social. O veículo do Atendimento Comunitário, com funcionários da terceirizada SCS – Sociedade Civil de Saneamento, estava no local, disponibilizando panfletos informativos sobre os serviços prestados pela autarquia e sobre informações das obras que levaram infraestrutura de saneamento ao loteamento.

Atendimento móvel do Semae

Também participaram do evento o deputado estadual Itamar Borges, o secretário Fábio Marcondes (Esporte e Lazer), o vereador Bruno Marinho, diretores e servidores do Semae e moradores da Estância Santa Ana.

Publicado dia: 04-09-2023