Equipamentos da ETE Rio Preto são destaque em encontro de projetistas

O Semae apresentou o funcionamento e os equipamentos da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto de Rio Preto durante o 1º Encontro Técnico da Sulzer, realizado no Hyatt Place, nos dias 15 e 16/5. O evento, organizado pela empresa Sulzer, que desenvolve equipamentos de saneamento, teve como objetivo promover a qualificação técnica para os projetistas de tratamento de água e de esgoto e sua respectiva distribuição e coleta. Participaram projetistas das cidades de Rio Preto, São Carlos e São Paulo.

Segundo Claudio Wada, da Sulzer, Rio Preto foi escolhida como sede nesse primeiro encontro por contar com uma Estação de Tratamento de Esgoto que é modelo de tecnologia. “A qualidade do efluente que é devolvido a natureza, após o tratamento na ETE, tem nível de excelência, com 95% de pureza.”

Superintendente Nicanor Batista Jr. na abertura do evento

Para o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., a boa imagem da ETE, que atualmente tem capacidade para tratar o esgoto de até 600 mil habitantes, se deve a eficiência na gestão, capacidade de investimento do Semae e ao comprometimento dos servidores. “O Semae é hoje o primeiro colocado, no país, em serviço de saneamento, de acordo com o Instituto Trata Brasil. Coletamos e tratamos 100% do esgoto produzido na área urbana e distritos. Conseguimos isso, por meio da governança do prefeito Edinho Araújo”, disse.

Durante o evento, os gerentes da Sulzer apresentaram aos projetistas equipamentos produzidos pela empresa, utilizados em estações de tratamento de água e de esgoto, como bombas, sopradores, misturadores submersíveis, dentre outros.

O coordenador de Tratamento de Esgoto do Semae, Rafael Miceli, apresentou, no Encontro, os números e o processo de tratamento realizado na ETE Rio Preto. “Com a reforma da ETE, concluída em 2020, a planta já está com capacidade de vazão média anual de 1.340 l/s. Atualmente, o município tem 48 quilômetros de redes de esgoto, 28 elevatórias – sendo duas de grande porte. O tratamento de esgoto é a associação dos processos de reatores anaeróbios e de lodo ativado convencional, removendo 39.200 Kg carga orgânica por ano”, declarou.

Superintendente Nicanor durante o evento

Com a reforma, foram adquiridos dois sopradores turbocompressor com mancal eletromagnético da Sulzer. “Os equipamentos são utilizados na etapa do tratamento de lodos ativados para ejeção de ar nos tanques de aeração. Ele permite um ganho energético, reduzindo em 30% o consumo de energia elétrica. Também gerou flexibilidade operacional e segurança no tratamento”, explicou o coordenador de Manutenção Eletromecânica de Esgoto do Semae, Renato Takahashi.

Visita à ETE

Técnicos e projetistas na visita técnica na ETE Rio Preto

A primeira edição do encontro técnico da Sulzer contemplou uma visita técnica à ETE Rio Preto, neste dia 16/5. Técnicos e projetistas acompanharam o complexo processo de tratamento de esgoto realizado na estação.

O coordenador Rafael Miceli conduziu o grupo durante a visita, explicando cada etapa do tratamento desde a chegada do esgoto bruto até devolvê-lo com no efluente com 95% de pureza. Na oportunidade, os projetistas observaram, em loco, o funcionamento dos sopradores adquiridos pelo Semae.

Sopradores da Sulzer

O gerente de Vendas da Sulzer, Cláudio Wada, ressaltou que a primeira edição do encontro técnico foi muito proveitosa. “Houve troca de experiência entre os atores que compõe esse mercado de equipamentos de saneamento. Sulzer, projetistas e Semae compartilharam informações e experiências, aprimorando o diálogo e as necessidades de cada parte.”

O diretor-geral de Gestão, José Roberto Biroli, agradecendo a presença dos técnicos e projetistas

Para o diretor-geral de Gestão do Semae, José Roberto Biroli, esses encontros revelam-se produtivos, posto que promovem o intercâmbio, maximizando a qualidade a troca de experiências entre as partes envolvidas no desenvolvimento e aquisição de equipamentos voltados à área de saneamento. “A participação, no primeiro Encontro Técnico da Sulzer, é a comprovação de uma gestão exitosa feita pelas diversas diretorias do Semae. Como uma autarquia enxuta, edificamos conquistas sólidas, nos últimos anos. Agradeço à Sulzer e aos projetistas pelo evento ocorrido na segunda-feira, assim como pela visita técnica realizada, nesta terça-feira, na ETE”, concluiu.

Publicado dia: 16-05-2023