Edinho entrega rede pública de coleta e tratamento de esgoto no distrito de Talhado

O prefeito Edinho Araújo, acompanhado do superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr. e do subprefeito de Talhado, Ronaldo de Oliveira, entregou, nesta segunda-feira (7/8), as redes públicas de coleta de esgoto, no distrito. “Hoje é um dia importante. A população de Talhado será contemplada com toda infraestrutura que construímos nos últimos anos, na área de saneamento básico. É preciso que a população desative as fossas existentes e conectem os imóveis à rede de esgoto. Talhado será inserido no sistema de coleta administrado por uma autarquia municipal certificada nacionalmente como o melhor serviço de saneamento do Brasil”, declarou o prefeito Edinho Araújo.

Foram instaladas 118 caixas de inspeção, correspondendo a 340 cadastros. A autarquia já havia construído 286 ramais e instalado 3,8 quilômetros de rede de esgoto. O investimento total é de R$ 1,7 milhão.  Agora, é preciso que os moradores façam a ligação dos imóveis à rede pública de coleta para que 100% do esgoto produzido nos distritos e na área urbana de Rio Preto sejam coletados e conduzidos para tratamento, na ETE Rio Preto.

Durante o ato, o superintendente Nicanor Batista Jr., ressaltou a importância do saneamento para a saúde pública. “Saneamento é saúde. Infelizmente, quase metade da população brasileira não tem acesso aos serviços básicos de saneamento. Rio Preto coleta e trata 100% do esgoto produzido na área urbano. Por meio de investimento feitos, nas gestões do prefeito Edinho Araújo, chegamos a um alto grau de excelência.”

No dia de hoje, o Semae faz uma ação, em Talhado, de divulgação, orientação e conscientização sobre a importância de ligar a rede interna de esgoto no sistema público de coleta. O Semae já entregou o Sistema de Coleta, Afastamento e Recalque do Esgoto do Distrito de Talhado e região. As redes públicas estão em funcionamento.

Nesta segunda-feira, o Semae está visitando as casas do distrito orientando os moradores sobre a importância da ligação na rede pública. O veículo do Atendimento Comunitário estará no distrito para atender os moradores. Os agentes do Semae também estarão levando informações sobre a Tarifa Social.

A orientação é para que os moradores:

– Desativem as fossas existentes.

– Conectem os imóveis à rede de esgoto.

– Direcionem todos os esgotamentos dos imóveis, inclusive pias e outras águas servidas, às redes públicas de esgoto.

Na oportunidade, o prefeito Edinho também entregou ao distrito uma viatura para a UBSF – Unidade Básica de Saúde da Família, de Talhado, obtida por meio de uma emenda do deputado federal Fausto Pinato. “O veículo será muito importante para os agentes de saúde, enfermeiros e médicos atuarem no distrito de modo agilizado. Nossos agentes poderão atender a população melhorando nosso contato com cidadão. Obrigado”, concluiu o subprefeito de Talhado, Ronaldo de Oliveira.

Participaram do evento o deputado estadual Itamar Borges, o presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Paulera, o secretário de Saúde, André Baitello, a secretaria da Mulher, Maria Cristina Augusto, representantes da Guarda Civil Municipal, servidores municipais e funcionários do Semae.

Universalização da coleta de esgoto

Foi inaugurado, no dia 22 de março deste ano, o Sistema de Coleta, Afastamento e Recalque de Esgoto do Distrito de Talhado, do Distrito Industrial Carlos de Arnaldo e de toda uma bacia, que compreende uma área de 7.417 hectares. Essa obra faz parte da ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Rio Preto. No total, foram investidos R$ 21,7 milhões e instalados 24 quilômetros de redes.

Publicado dia: 08-08-2023