Edinho e Motta se unem para conseguir recursos federais para captação de água no rio Grande

O prefeito Edinho Araújo (MDB) conseguiu, na tarde desta sexta-feira (17/11), mais um aliado para tirar do papel o projeto de captação de água no rio Grande e abastecer São José do Rio Preto nos próximos anos. Ele interrompeu suas férias para receber, no auditório do Semae, o deputado federal Luiz Carlos Motta (PL), relator do projeto da Lei Orçamentária Anual de 2024. O superintendente da autarquia, Nicanor Batista Jr., apresentou o Sistema de Captação, Adução e Tratamento de Água, denominado Sistema Produtor Rio Grande.

O Semae já deu entrada no Ministério das Cidades para que o projeto seja selecionado no Novo PAC e obtenha do Orçamento Geral da União (OGU), dentro do programa Água para Todos, o recurso necessário. A obra de captação de água do rio Grande está orçada em R$ 998.954.366,58.

“Fiquei muito impressionado com o projeto. Vou defendê-lo em Brasília. As chances da proposta ser vitoriosa são grandes. O Semae já tem reservada a contrapartida. Acredito que a tramitação será rápida. Vou acompanhar e defender o projeto de captação de água do rio Grande no Congresso Nacional, nos ministérios e autarquias”, declarou Luiz Carlos Motta.

O prefeito Edinho Araújo ressaltou a importância da captação de água no rio Grande. “Essa captação vai garantir o abastecimento de água regular da população de Rio Preto nas próximas décadas. Fizemos um projeto executivo sólido, com um investimento de R$ 14 milhões. Obtivemos licenças importantes junto à ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres e junto à concessionária Triunfo, que administra a BR-153, no trecho de 54 quilômetros por onde irá passar a adutora. Hoje é um dia importante para Rio Preto. A água é o commodities do futuro”, declarou.

O Sistema Produtor Rio Grande prevê a captação de água bruta no rio Grande a jusante da Usina de Hidroelétrica de Marimbondo, por meio de uma adutora de 1,5 metros de diâmetro e 54,6 quilômetros de extensão. A vazão será de até 3m3 por segundo, suficiente para abastecer uma população de mais de um milhão de habitantes. A água bruta será conduzida a até a ETA Norte – que será construída próxima à Estação de Tratamento de Esgoto – ETE Rio Preto.

Superintendente Nicanor Batista detalhando o projeto do rio Grande ao deputado Motta

A ETA Norte é uma estação de tratamento de água tipo convencional em ciclo completo e a macrodistribuição de água tratada será a partir do reservatório pulmão. Essa distribuição será feita por subadutoras, num total de 100 quilômetros de extensão distribuídos pelo município de Rio Preto.

“Na primeira etapa, a captação prevista é da ordem de 750 l/s. A água virá até a ETA Norte, que será construída próxima à ETE. De lá, ela será transportada por uma adutora de 10 quilômetros até a ETA Palácio das Águas, que passou recentemente por uma reforma estrutural, ampliando a sua capacidade de tratamento de água de 450 l/s para 750 l/s, já preparada para receber a água do rio Grande”, declarou o superintendente, Nicanor Batista.

Durante o evento, também foram apresentados ao deputado Luiz Carlos Motta projetos de obras de drenagem e revitalização na avenida Murchid Homsi e nos córregos da Baixada e Cobertinho. As intervenções visam atenuar as enchentes nos locais, com instalações de microdrenagens, galerias e bacias de retenção. Também completam a construção de ciclovias, pistas de caminhada e iluminação em LED.

Texto: Ruy Sampaio/Departamento de Comunicação

Publicado dia: 21-11-2023