Companhia de saneamento do Rio Grande do Norte vem conhecer as práticas do Semae

O Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto recebeu, na manhã desta segunda-feira, a diretoria da Caern – Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte e técnicos da FGV – Fundação Getúlio Vargas, para uma visita técnica. O grupo veio conhecer os procedimentos desenvolvidos pela autarquia, que a colocaram entre os dez melhores serviços de saneamento básico do país.

“Estamos num processo de modernização e reestruturação na Caern. Contratamos os serviços da FGV para nos assessorar. Viemos para observa e conhecer as melhores práticas, uma vez que o Semae é um exemplo de sucesso. Além disso, toda troca de informação é bem-vinda”, declarou a assessora de Planejamento da Presidência da Caern, Vilma Felix.

O diretor do Sistema de Água Fábio Furlan explicando as funções de seu departamento.

Atualmente, a Caern está presente em 152 municípios, dos 167 do Estado, beneficiando 2,7 milhões de norte-rio-grandenses com abastecimento de água. E em 42 municípios é responsável pelo esgotamento sanitário, beneficiando 798 mil pessoas.

No auditório da autarquia, servidores do Semae fizeram exposições das principais atividades exercidas em cada área de atuação da autarquia, envolvendo todos os departamentos. Durante as apresentações, foram sanadas as dúvidas dos representantes da Caern sobre faturamento, micromedição e atendimento aos usuários, na área comercial. Também houve a elucidação da captação, tratamento, distribuição e operação de água e manutenção redes e eletromecânica. O Departamento de Planejamento e Obras demostrou a parte de cadastro. Na parte administrativa, ocorreu a demonstração do controle de inadimplência.

Leandro Freitas, diretor de Relações com os Usuários, demonstrando as atuações do departamento.

“Receber uma companhia estadual do porte da Caern demonstra que o Semae tem desenvolvido um trabalho de excelência em saneamento, tornando-se referência em metodologia de gestão, tanto na área técnica, quando na área administrativa. Somos uma autarquia municipal que esta servindo de exemplo para uma companhia estadual”, concluiu o superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr.

O coordenador Administrativo e Contábil, Giuliano Coltro, sanando dúvidas da diretoria da CAERN.

Além das apresentações, os representantes da Caern e FGV visitaram a Estação de Tratamento de Água – ETA Palácio das Águas. No local, eles puderam observar os processos de captação, tratamento e distribuição de água realizados na ETA, após a reforma operacional recém-concluída. Amanhã, está programada uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto, ETE – Rio Preto.

O município de Rio Preto está entre os dez melhores serviço de saneamento do Brasil. Além disso, em 2022, Rio Preto recebeu o prêmio do Instituto Trata Brasil, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), sobre eficiência em redução de perda de água.

“A oportunidade de fazermos esse intercâmbio é muito importante para o saneamento. Nós, da FGV, divulgamos conhecimento. Precisamos colocar à disposição o compartilhamento do conhecimento das empresas de saneamento brasileiro, seja empresa estatal, municipal ou particular”, disse o consultor sênior da FGV, Waldo Villani Jr.

Representantes da CAERN e da FGV em frente ao prédio histórico da ETA – Palácio das Águas.

Participaram do evento de hoje o superintende Nicanor Bastista Jr., além de diretores e servidores do Semae. Representando a Caern, estavam a assessora de Planejamento da Presidência, Vilma Felix, o diretor Operacional, Thiago de Souza, o superintendente de Operação e Distribuição, Ricardo Mendonça e a chefe de Gabinete da Diretoria de Operações, Araceli Ratis. Da FGV, estavam o gerente executivo, Charles Schramm, o coordenador de Projetos, Felipe Bittencourt e o consultor sênior, Waldo Villani Jr.

Publicado dia: 16-03-2023