Brigada de incêndio visa salvar vidas

Servidores do Semae – Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto participaram, na manhã de 5 de dezembro, do treinamento anual de brigada de incêndio e primeiros socorros. O objetivo foi capacitá-los para lidar com rapidez nas situações em que há foco de incêndio e atendimento a vítimas no local. A atividade teve duração de quatro horas e contou com conteúdo teórico e prático, no auditório da autarquia. O Semae possui uma brigada fixa de incêndio, na qual há 23 servidores no organograma.

O engenheiro de segurança do trabalho da Premium, Evandro Morais, explicou que para agilizar o tempo e preservar o máximo de vidas num incêndio a equipe de brigada é dividida em três times. “Tem-se as turmas de combate a incêndio, equipe de abandono e equipe de primeiros socorros. Ao fazer essa divisão, são maximizadas as chances de se salvar vidas, que é o mais importante em eventos que envolvem a propagação de fogo. Com as pessoas salvas e a situação devidamente controlada, pode-se pensar na questão patrimonial”, declarou.

Servidores realizando treinamento prático

A equipe de combate a incêndio é responsável por identificar o sinistro, reunir e analisar procedimentos de extinção do fogo e localizar equipamento. Também compete aos combatentes fazer o corte de energia elétrica, perante o coordenador da brigada e comunicar o Corpo de Bombeiros. A equipe de abandono é incumbida da rota de fuga, coordenação do plano de abandonar o local, além de fornecer orientações e conduzir as demais pessoas a um local seguro. Para a turma de socorristas, faz parte do rol de atribuições fazer o procedimento de primeiros socorros, conduzir equipamentos de combate ao local do sinistro, remover materiais e prestar apoio ao grupo de combate.

Durante a parte teórica, o engenheiro Evandro Morais detalhou o funcionamento e modo correto de operar os equipamentos usados, como extintores, mangueiras e hidrantes. Também salientou como ocorre a propagação do fogo e as etapas de condução, convecção e irradiação, bem como a extinção das chamas, por meio da retirada de comburente, calor e materiais condutores.

O técnico de Segurança do Trabalho do Semae, Roberto Rici, frisou que a atividade realizada na sede da autarquia visa a prevenção de vidas, bem como a preservação patrimônio. “A maioria dos incêndios começa com pequeno foco e atinge grandes proporções se não combatidos de imediato, daí a importância do treinamento. Ao treinar seus servidores, o Semae, além de estar em dia com as legislações, fornece subsídios para os servidores atuarem na prevenção de incêndios bem como em primeiros socorros diante de uma situação de emergência.

Primeiro Socorros

Na parte prática, foi realizada a avaliação da cena e da vítima. O técnico de enfermagem da Premium, Wener Carlos Santos, fez demonstração de suporte básico de vida RCP (Ressuscitação Cardiorrespiratória), manobra de Heimlich, controle de hemorragias e ferimentos, atendimento de vítima de queimadura e inalação de fumaça e imobilizações, além de transportes de vítimas. Após a parte de primeiros socorros, foram vistoriados o painel de alarme de incêndio, caixas de hidrantes e o acionamento da bomba de recalque.

Simulação de massagem cardíaca

“As manobras realizadas são de situações que mais ocorrem em locais com incêndios. Conhecimento de técnicas em primeiros socorros são fundamentais, uma vez que se pode usá-las em cenários do cotidiano, como um afogamento e cenários mais complexos, tal como um local em chamas”, disse o técnico em enfermagem, Werner Santos.

Imagens: Divulgação/Semae

Publicado dia: 28-12-2023